No Meio-Dia: municipários mantêm estado de greve contra retorno das aulas presenciais em Porto Alegre

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Os profissionais da educação de Porto Alegre decidiram manter o estado greve contra a retorno das atividades presenciais. A decisão foi tomada em uma assembleia online realizada na noite de ontem. O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, o Simpa, alega que não há condições sanitárias para a volta às aulas. Segundo o cronograma do governo do Estado, a retomada estava marcada para a última segunda-feira.

Um homem foi encontrado morto no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira. Conforme a polícia, a vítima, identificada como Lino Serafim da Rosa Neto, tinha 51 anos e não tinha sinais de violência. A Brigada Militar acredita que ele estivesse em situação de rua. Como não haviam sinais de crime, não foi realizada perícia.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou que há um foco de Peste Suína Clássica no Brasil. O caso ocorreu na cidade de Parnaíba, no Piauí, em um criatório de suínos para subsistência. O Ministério disse já ter notificado a ocorrência para a Organização Mundial de Saúde animal e afirmou que não há razão para restrições ao comércio internacional de suínos e seus produtos. A propriedade em que o foco foi identificado está interditada e o serviço veterinário estadual trabalha para eliminar o foco. A peste suína clássica, também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos e javalis. Não oferece riscos à saúde humana. O Rio Grande do Sul faz parte da zona livre da peste no Brasil.

Depois de dias de chuva no Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar firme no Estado nesta terça-feira. Mas é só uma breve trégua, pois amanhã volta a chover. As temperaturas seguem altas durante o dia de hoje, com máxima que pode chegar a 34 graus na região Norte. Além disso, o ciclone extratropical que se forma no oceano atlântico vai causar ventos de até 70 quilômetros por hora no litoral gaúcho.