Inter perde mas garante classificação na Libertadores

De virada, o Inter perdeu por 2 a 1 para a Universidad Católica, no Chile, na noite desta quinta-feira, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores da América. No entanto, o resultado colocou o Colorado na próxima fase na segunda colocação do Grupo E, já que o líder Grêmio empatou com o América de Cali na Arena, tirando os colombianos da disputa.

Para o Inter ser líder, era necessária uma vitória no Chile e um empate do Grêmio na Arena. Mas, no decorrer do jogo, os colorados vislumbraram ainda mais a possibilidade de ultrapassar o rival quando o jogo no Chile estava empatado e o América de Cali abriu o placar em Porto Alegre. Naquele momento, uma vitória simples dava a liderança ao Inter porque o Grêmio teria que virar a partida para garantir o primeiro lugar do Grupo E. Mas não foi o que aconteceu. Quase no fim, o time chileno marcou e pôs fim às pretensões da equipe gaúcha.

Primeiro tempo

O técnico Eduardo Coudet optou por um time praticamente reserva, talvez já apostando na classificação e pensando no jogo do final de semana contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. Dos considerados titulares estavam Marcelo Lomba, Victor Cuesta e Uendel.

A partida começou com o Universidad tocando rápido a bola, marcando forte e em cima e apostando nas jogadas pelos flancos. Aos poucos, através do toque de bola, o Inter equilibrou as ações. Mesmo assim, a Católica assustou, aos 13 minutos, com Lescano. O Inter responderia poucos minutos depois com D’alessandro. Aos 19, de novo a Universidad com perigo. Pinares domina do lado direito e lança na direção da área. A bola vai direto no gol e acerta o travessão de Lomba.

O jogo estava equilibrado até que, aos 22, o árbitro marcou toque de mão de Pinares dentro da área. Pênalti para o Inter. D’alessandro foi para a bola e colocou o Inter em vantagem. Mas não deu tempo para comemorar. Dois minutos depois, Musto perdeu uma bola o meio de campo, a bola fica para Zampedri que chuta em gol. A bola desvia em Cuesta e encobre Lomba. Jogo empatado e bastante igual.

Depois dos gols o jogo ficou mais estudado, com os times segurando mais as ações. Antes do fim da primeira etapa, o lance mais perigoso seria da Católica, em uma bicicleta de Puch, que Lomba defendeu. O equilíbrio do 1º tempo se traduziu nos números. 53% a 47% para o Inter na posse de bola, e 8 chutes a 6 para a Católica.

Segundo tempo

Nos primeiros minutos da etapa final, veio a notícia de Porto Alegre. Em um espaço de 1 minuto, o Grêmio perdeu um pênalti com Robinho e, na sequência, Kannemann marcou contra, colocando o time colombiano em vantagem. Coudet viu que podia ganhar e mexeu no time. Colocou Marcos Guilherme, que hoje é titular, e Edenílson. O Inter chegaria aos 13 com Rodinei.

O resultado da Arena era ruim para a Católica porque deixaria o time chileno fora da Sulamericana. Por isso, a Universidad tentou ir com tudo para cima do Inter, não só com a bola no pé, mas fazendo muitas faltas. A Católica terminaria a partida com 5 jogadores com cartão amarelo.

Aos 26, mais um nome de peso entrou no Inter. Era a vez de Thiago Galhardo. O Inter teve chances, duas vezes com Yuri Alberto. Na primeira, ele aproveitou um erro da defesa, driblou o goleiro e chutou sem ângulo. O defensor cortou em cima da linha. No intervalo entre as chances de Yuri, a Católica perdeu uma chance dentro da área com Zampedri. A segunda chance de Yuri veio um pouco mais tarde em um contra-ataque puxado por Edenílson, que esperou o tempo certo para tocar para o atacante colorado. Yuri dominou de frente para o gol, mas por ter esperado um segundo a mais, foi bloqueado pelo zagueiro no momento do chute.

O jogo se encaminhava para o fim quando, em uma bola disputada na linha de fundo, Cuesta entregou a bola para Puch. Ele cruzou e Moledo cortou parcialmente. A bola caiu para Zampedri que, de bicicleta, fez o gol, dando a vitória para o time chileno nos instantes finais.

Situação e próximas rodadas

Agora o Inter direciona todas as atenções para o jogo de domingo contra o Flamengo, valendo a liderança do Brasileirão. A partida é no Beira-Rio,
às 18h15. A Libertadores volta só a partir do dia 24 de novembro. O Inter aguarda o sorteio de amanhã ao meio-dia para conhecer seu adversário nas oitavas de final.

Ficha técnica

Universidad Católica

Dituro; Rebolledo, Lanaro, Huerta e Parot; Saavedra, Fuenzalida, e Pinares; Lezcano, Zampedri e Puch

Técnico: Ariel Holan

Internacional

Marcelo Lomba; Rodinei, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Uendel (Matheus Jussa); Musto, Nonato (Thiago Galhardo), Peglow (Marcos Guilherme) e D’alessandro (Praxedes); William Pottker (Edenílson) e Yuri Alberto

Técnico: Eduardo Coudet