Governo afirma ter encontrado fungos em amostras de sementes vindas do exterior

No Rio Grande do Sul, pelo menos 15 pacotes chegaram à Secretaria da Agricultura.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou nesta terça-feira (6) que foram encontrados fungos, bactérias em pacotes de sementes vindas do exterior que não foram solicitados.

” Possibilidade de pragas quarentenárias [que não existem no Brasil]”, disse em nota. Após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas).

Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal, incluindo o Rio Grande do Sul. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.

Em entrevista coletiva, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, José Guilherme Leal, destacou que o material não tem certificação, por isso está sendo feita uma “pesquisa do zero” para identificar os micro-organismos presentes nas sementes.

Ele ressaltou que estão sendo tomadas todas as medidas para impedir a introdução de novas pragas no país.

Alertas e orientações

A Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) orienta a população – principalmente os agricultores – que, caso recebam pacotes de sementes não encomendados, entreguem o material à inspetoria ou escritório de defesa agropecuária mais próximo do seu município.

“O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, nem o material ou as sementes devem ser cultivados ou descartados no solo sob nenhuma hipótese, a fim de evitar que estas sementes atinjam o meio ambiente e áreas agrícolas do Estado”, alerta Ricardo Felicetti, chefe da divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr.