Food Hall Dado Bier traz a atmosfera da rua para dentro do shopping

Projeto aposta na honestidade e transparência, assim como traz a ideia do upcycling a fim de celebrar a história de 25 anos da Cervejaria Dado Bier sem deixar de olhar para o futuro.

Compartilhe:

A atmosfera da rua dentro do shopping. Esse é o espírito que o Food Hall Dado Bier pretende trazer ao Bourbon Shopping Country (av. Túlio de Rose, 100 – Passo d’Areia), em Porto Alegre. Mais do que um restaurante ou um pub, o objetivo é proporcionar ao público um ambiente agregador, cultural, descontraído e diverso através da experiência cervejeira e as melhores opções gastronômicas de Porto Alegre.

Segundo Francisco Pinto, arquiteto responsável pelo projeto, o Food Hall Dado Bier segue conceitos contemporâneos e tem muito do novo momento do entretenimento e do comércio. “Queríamos trazer a rua para dentro do shopping. Não ser ser tão padronizado como geralmente é a experiência que se entrega em locais como este. Queríamos trazer o humano, o verdadeiro da rua”, explica.

Segundo Manoela Bertaso, curadora de gastronomia do Food Hall Dado Bier e um dos nomes à frente do empreendimento, era essencial fazer do ambiente algo único, que pudesse deixar clara a diferença entre o food hall e uma praça de alimentação. “É esse ambiente que fará as pessoas gostarem de ir para lá e ajudará a consolidar um conceito essencial para nós: o de entrar e ir ficando”, comenta.

O grande destaque do Food Hall é a microcervejaria funcional que já está instalada na área central do espaço. “É um projeto complexo, que lidamos com vários itens, como roupa, comida, entretenimento e fábrica de cerveja. Porém, o objetivo é através da transparência deixar as pessoas à vontade. Isso vai desde o processo da microcervejaria, dos operadores de gastronomia aos aspectos do prédio, como as colunas sem revestimento”, comenta Francisco.

A Cervejaria Dado Bier completou 25 anos em 2020 e há 18 anos ocupa com seu restaurante, pub e área administrativa boa parte do segundo andar do Bourbon Shopping Country. Segundo o arquiteto, quando iniciado o processo de retrofit do espaço, a ideia era mudar tudo. Contudo, quando viram o número de objetos de qualidade do ambiente, a conclusão foi de que precisavam reaproveitar.

O projeto de upcycling na decoração do Food Hall Dado Bier está alinhado às iniciativas de sustentabilidade da rede Bourbon Shopping. Como medidas de eficiência energética, a unidade Bourbon Country possui lâmpadas de tecnologia LED e uso de luz natural em pontos estratégicos; o sistema de ar condicionado possui controle de horário e ajuste de set point de acordo com a necessidade térmica de conforto; o empreendimento utiliza sistema de monitoramento e gerenciamento em tempo real dos insumos energéticos (energia elétrica, água e gás) para uma gestão mais eficiente que possibilita identificar e corrigir rapidamente eventuais desperdícios, bem como a utilização de indicadores de desempenho e metas de controle. A rede Bourbon Shopping tem na composição de sua matriz energética a compra de energia no Mercado Livre, sendo oriunda de fontes incentivadas e renováveis.

Nas paredes do salão maior do food hall, antigos jornais, revistas e documentos foram fixados e uma velatura foi colocada por cima para que as pessoas possam ver a história por trás, mas sem esquecer que estamos o novo momento. E esse novo cenário está refletido na tecnologia empregada. As cozinhas contam com os mais avançados instrumentos da Tramontina, que valorizam a indústria nacional já que os instrumentos de cozinha anteriormente eram importados, e a sonorização feita pela JBL, que entrega a melhor distribuição para o ambiente.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: