Empresa otimiza home office e estima economia de R$ 1 milhão

ROIT garantiu integração, ofereceu ajuda de custo e disponibilizou mesas e computadores para os colaboradores

É da sala, do quarto ou do cantinho preparado em casa que os encontros acontecem. Tem horário marcado, dias específicos – três na semana – e tudo é bem programado: Terças pipocada on-line, quartas cappuccino ROIT e, claro, às sextas, não poderia ser diferente – sextou com cerveja. Amigos confraternizando em tempo de pandemia? Nada disso, encontros on-line de integração entre colaboradores de uma grande empresa.

São mais de 170 colaboradores. Bebidas, comidinhas e adendos são por conta da ROIT – empresa de consultoria e contabilidade. A dinâmica é simples, mas tem oportunizado a possibilidade de, mesmo distante, cada funcionário se manter como parte de um grupo através de atividades leves e dinâmicas, que já eram comuns na empresa antes da pandemia.

“É um momento de distração, são encontros temáticos, jogos via plataforma, conversas, já teve até anúncio de paternidade. Nós vivenciávamos estes momentos no escritório, por sermos uma empresa que preza pela convivência agregadora”, explica Camila Weingartner, analista de employee experience da ROIT. Os kits são montados e distribuídos mensalmente, os funcionários podem buscar nas sedes da empresa. Nos casos daqueles considerados como grupo de risco foi criada uma logística para que recebam em casa.

Economia

Para a empresa, mesmo com estes investimentos de integração à distância, o cenário tem sido de economia significativa. A estimativa é que em um ano seja economizado R$ 1 milhão, que só foi possível por conta da redução de custos em duas estruturas físicas, que juntas chegavam a 3 mil m² de extensão.

Para o funcionário, a nova forma de trabalho agradou tanto que agora não será apenas por um período específico de pandemia: “Não retornaremos ao trabalho presencial. Fizemos uma votação na empresa e mais de 85% dos colaboradores votaram que preferiam continuar no home office, mesmo pós-pandemia. A partir de então quando uma pessoa é contratada ela pode optar pelo home office ou presencial”, conta Camila.

Estima-se que são 100 mil horas trabalhadas a mais, por ano, uma média de 2 horas a mais diariamente, por pessoa. Mas este salto só foi possível por conta das condições que a empresa ofereceu, com ajuda de custo e disponibilização de mesas e computadores para os colaboradores.