Elefante Letrado atinge 1 milhão de livros lidos por estudantes em 2020

Com mais de mil obras em português e em inglês, os alunos podem navegar e escolher títulos que mais os interessam.

Em pleno mês das crianças, a plataforma de leitura Elefante Letrado atingiu a significativa marca de 1 milhão de livros lidos em 2020. A tecnologia digital voltada a desenvolver o hábito da leitura junto aos estudantes de 5 a 12 anos está presente em 16 estados brasileiros e em países como os Estados Unidos, Espanha, Holanda, Inglaterra, Japão e Catar. Com mais de mil obras em português e em inglês, os alunos podem navegar e escolher títulos que mais os interessam. Além de promover uma experiência significativa com a leitura, a ferramenta evidencia, através de relatórios fornecidos a professores e gestores, o grau de engajamento dos estudantes e a qualidade de suas aprendizagens em relação à compreensão dos textos lidos.

A plataforma, portanto, não é somente uma biblioteca de livros. Ela atua também como agente na formação leitora dos estudantes. Tendo à disposição uma curadoria especializada na infância, os estudantes podem realizar, após a leitura de cada obra, jogos de compreensão leitora, o que contribui para que desenvolvam novas estratégias de leitura que lhes permitam uma melhor compreensão de textos. Especialistas apontam que, mesmo sendo fundamental, não basta oferecer livros para formar-se um leitor, é necessária a atuação intencional de um professor/mediador, que irá se valer de estratégias pedagógicas que promovam a aprendizagem plena e duradoura da leitura.

“Atingimos essa marca de 1 milhão de livros lidos neste período emblemático em que comemoramos o mês da criança. Nos sentimos muito orgulhosos da adesão de todos os estudantes. É uma alegria e grande responsabilidade seguirmos juntos em prol de uma transformação no modo de formar leitores, sempre atuando em parceria com os professores para o uso consciente das novas tecnologias”, afirma Scheila Vontobel, sócia-fundadora do Elefante Letrado. “Entendemos que o nosso papel está intrinsecamente ligado ao futuro desses jovens que interagem com o nosso conteúdo, nossas proposições didáticas e que, lá na frente, colherão os frutos de uma formação literária bem desenvolvida”, completa.

A ampliação no número de livros lidos este ano também foi impactada diretamente pela imposição de isolamento social trazida pela pandemia. Neste momento tão atípico as obras disponíveis na plataforma digital foram grandes aliadas de pais e professores para garantir acesso das crianças a livros compatíveis com a faixa etária e a atividades que mobilizassem reflexão.

“Os livros podem nos fazer viajar e conhecer novos lugares e pessoas, sem precisarmos sair do lugar. A partir deles, pode-se viver aventuras, histórias incríveis e até mesmo novas experiências”, comenta Mônica Timm, CEO do Elefante Letrado. “Ficamos muito orgulhosos de poder levar essa magia a um número cada vez maior de estudantes, que acessam nosso acervo de diversas partes do Brasil e do mundo, especialmente neste ano em que a rotina de todos foi alterada tão drasticamente”, completa.