Distanciamento controlado: RS volta a apresentar regiões em bandeira vermelha

O número de novas hospitalizações confirmadas por covid-19 chamou a atenção.

O Rio Grande do Sul voltou a apresentar áreas com risco epidemiológico alto de contágio para o coronavírus.

O mapa preliminar da 25ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Governo do Estado, voltou a apresentar bandeira vermelha.

Presentes também há duas rodadas, as bandeiras amarelas (risco epidemiológico baixo) deram lugar, novamente, a bandeiras laranjas (risco epidemiológico médio).

Classificadas em amarelo na 24ª rodada, as regiões de Bagé, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões apresentaram piora nos indicadores e passaram, nesta 25ª, para a bandeira laranja.

As regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo – todas da macrorregião Missioneira, que estavam na bandeira laranja –, também apresentaram piora nos indicadores e voltaram para a bandeira vermelha.

As demais 15 regiões – Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Guaíba, Lajeado, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Erechim e Uruguaiana – seguem com a bandeira laranja. Com isso, não há bandeiras amarelas nesta nova fase.

Hospitalizações

O número de novas hospitalizações confirmadas por covid-19 chamou a atenção da equipe que monitora os indicadores de propagação do coronavírus.

Entre as duas últimas semanas, o aumento foi de 21% (de 739 para 897), o que repercutiu sobre a elevação de 13% de internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19.

O número de óbitos cresceu 11% entre as duas últimas semanas, subindo de 213 para 236. No entanto, as internações por síndrome respiratória aguda grave em UTI tiveram queda de 7% e houve relativa estabilidade dos confirmados com Covid-19 em UTI (aumento de apenas 1%), segundo o governo.