Com regras para distanciamento, aulas presenciais retornam no dia 20 de outubro

As orientações e os protocolos a serem seguidos por pais, alunos e servidores foram apresentadas na tarde desta quarta-feira.

Depois de quase sete meses, as aulas presenciais na rede pública estadual serão retomadas no Rio Grande do Sul. O governo do Estado divulgou uma série de protocolos para que as atividades sejam realizadas. As medidas são tratadas como “rígidas” pela estrutural governamental. As orientações e os protocolos a serem seguidos por pais, alunos e servidores foram apresentadas na tarde desta quarta-feira (14) pelo governador Eduardo Leite e pelos secretários Faisal Karam (Educação) e Arita Bergmann (Saúde), em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Pelo cronograma, as aulas presenciais retornam às escolas no dia 20 de outubro com o Ensino Médio. Todas as escolas devem seguir o cronograma estadual. A ocupação máxima das salas será de até 50%. Ou seja, o sistema de ensino segue híbrido: com atividades presenciais e virtuais. Ao mesmo tempo, não há obrigatoriedade de retorno para os estudantes às salas de aula. A prioridade para o retorno será para alunos com dificuldade de aprendizado ou de acesso ao conteúdo oferecido pela plataforma Google Sala de Aula.

Aqueles que optarem por ir à escola terão que fazer rodízio nas atividades presenciais. Os pais ou responsáveis pelos alunos que voltarem ao ensino presencial devem enviar um termo de responsabilidade. Além disso, as atividades presenciais só poderão ocorrer em regiões Covid que estejam em bandeira amarela ou com pelo menos duas semanas em bandeira laranja. Nas regiões com maior risco, bandeira vermelha ou preta, o retorno está vedado.

Professores e funcionários que não pertençam ao grupo de risco, no entanto, são obrigados a retornar ao trabalho presencial. Já os que têm fatores que levam a ficar no grupo de risco podem desempenhar o trabalho remotamente.

EPIs para comunidade escolar

O Estado investiu R$ 270 milhões na compra de equipamentos de segurança e de proteção para garantir o retorno seguro às escolas. Dessa quantia, R$ 15,3 milhões são EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para a retomada. Também foram adquiridos quase 10 mil mil termômetros infravermelhos. O governo ainda adquiriu 328 mil máscaras infantis; 1,9 milhão de máscaras infanto-juvenis; e 1,3 milhão de máscaras para adultos.

Para orientar professores, pais e alunos, o Estado disponibilizou uma série de materiais, como cartilhas e documentos, com o detalhamento das orientações e das regras a serem seguidas. Todo o conteúdo pode ser acessado no site sobre a Volta às Aulas do governo estadual.

Estabilização nos casos de Covid

“Desde o final de julho, observamos uma estabilização da velocidade de transmissão e das internações por coronavírus nos leitos de UTI do Estado. Desde setembro, observamos a redução das internações e do número de óbitos. Nossos dados mostram claramente que o RS já atravessou o pior momento e vive uma situação mais controlada, com a população consciente dos cuidados que devem ser tomados e, portanto, podemos dar passos importantes na retomada das atividades”, disse o governador Eduardo Leite.

“Muitas escolas privadas já retornaram, e esse retorno se demonstrou seguro, sem intercorrências, sem problemas. O governo do Estado, que fez todo o dever de casa para permitir um retorno seguro, está promovendo a retomada na próxima semana”, destacou Leite.

“O Estado se preparou muito para isso, com muitos encontros e reuniões, para definir de que forma voltaríamos. Nada foi construído de forma aleatória, foram praticamente cinco meses de reuniões e de amplas discussões. Estamos atendendo a maioria dos nossos alunos, mas a dita minoria não pode ser perdida, e é isso que queremos resgatar daqui para frente, para avaliarmos o que foi aprendido e montarmos um plano de recuperação para 2021. Não estamos voltando porque queremos, e sim porque é uma necessidade com relação aos nossos alunos com dificuldade de aprendizado ou de acesso ao ensino remoto”, destacou o secretário da Educação, Faisal Karam.

Calendário de volta às aulas

  • Ensino Médio e Técnico: 20 de outubro
  • Ensino Fundamental (anos finais): 28 de outubro
  • Ensino Fundamental (anos iniciais): 12 de novembro

Veja um resumo no vídeo