Aplicativos novos auxiliam mobilidade e pagamentos

Empresa lança o 99Carona e o 99Pay para viabilizar a divisão de trajetos e custos e os benefícios de uma carteira digital

A 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana, lança dois novos produtos: o 99Carona e o 99Pay. Chegam neste mês a Porto Alegre para viabilizar a divisão de trajetos e custos, e os benefícios de uma carteira digital.

O 99Carona é uma nova modalidade da 99 que estará disponível dentro do aplicativo e possibilita que usuários da plataforma se tornem condutores e possam dividir a rota e os custos com outros passageiros. Ao otimizar as viagens que fariam o mesmo trajeto, a solução colabora com uma mobilidade mais fluida na cidade e ainda garante viagens convenientes e financeiramente acessíveis.

Já a 99Pay, primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade urbana no Brasil, traz conveniência para usuários que já são passageiros. Além de facilitar os pagamentos dos serviços da 99 (intermediação de corridas e entregas e 99food), a opção também pode ser utilizada para pagar qualquer tipo de boleto, inclusive contas de serviços públicos (água, luz, gás etc.), além de recarga de celular pré-pago, sem burocracias e filas.

O 99Pay oferece economia com incentivos de cashback e descontos em corridas intermediadas pela 99, e o 99Carona permite uma simples divisão de custos de uma viagem que já seria feita. O 99Pay já está em operação desde 9 de outubro e o 99Carona está aberto para cadastro de condutores.

“Desde 2017, a 99 mantém um relacionamento muito saudável com a cidade de Porto Alegre. A capital gaúcha é uma das cidades prioritárias para a empresa e por isso foi escolhida para o lançamento desses dois novos serviços”, explica Henrique Chierighini, gerente de Operações e líder do 99Carona.

99Pay

Para aumentar a segurança na plataforma e apresentar uma nova alternativa aos usuários que ainda pagam suas viagens com dinheiro, o que corresponde a 70% de todas as corridas intermediadas pela 99 no Brasil, a nova carteira digital contribui com a retirada de dinheiro de circulação, incentivando pagamentos sem contato físico – o que também ajuda a reduzir o risco de contágio pelo coronavírus, afirma a empresa.

Para utilizar a carteira, o usuário pode adicionar dinheiro por meio de cartão de crédito e débito ou transferência bancária. O passageiro que não possui uma conta em banco poderá carregar sua carteira por pagamento de boleto. Não há cobrança de taxas de serviços.

99Carona

Diferente das outras categorias do aplicativo, o 99Carona aproveita viagens rotineiras e promove o senso de comunidade. Como não se trata de uma atividade de geração ou complementação de ganhos, os condutores só poderão oferecer até cinco caronas por dia.

Para se cadastrar como condutor, o usuário deve acessar o site www.99app.com/99carona/floripa-poa somente pelo celular e ter em mãos CPF, carteira de habilitação e documento do carro. Depois de enviar os documentos em até 2 dias úteis é liberado acesso, se aprovado.

Neste momento, a modalidade está aberta somente para cadastro de condutores. A previsão é que o serviço esteja disponível para passageiros a partir de novembro.

Com o serviço em operação, passageiro e condutor podem escolher sua companhia dentre as opções disponíveis e fazer o convite com sugestão de data, local e horário. O agendamento da carona depende do aceite de ambas as partes.

Nesta primeira etapa, a modalidade será limitada a viagens dentro do município Caronas intermunicipais e expansão para outras cidades estão previstas para até o final do ano.

Os interessados em compartilhar as viagens passam por checagem de segurança. Além disso, tanto passageiros quanto condutores conseguem ver a checagem de segurança, após selecionarem as corridas. No entanto, nenhuma das partes pode ver fotos ou tipo de carros até confirmar a carona, evitando atitudes preconceituosas, que são passíveis de punição pelos termos de uso da plataforma.