Sobrevoo de monitoramento registra 42 baleias-francas entre RS e SC

Monitoramento aéreo realizado nos dias 17 e 18 no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Um total de 42 baleias-francas  foram avistadas no monitoramento aéreo realizado nos dias 17 e 18 no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Esse foi o principal sobrevoo de monitoramento da temporada 2020, já que setembro é o auge do período reprodutivo das baleias-franca. O próximo sobrevoo está previsto para novembro, no fim da temporada.

Intitulado expedição ProFranca, o sobrevoo estendido é uma ação conjunta do programa de monitoramento das baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba (SC) e do Projeto Franca Austral, realizado pelo Instituto Australis, com patrocínio Petrobras.

Além do tradicional monitoramento que abrange a região da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, entre Torres, e Florianópolis (SC), o percurso foi estendido e começou no município de Santa Vitória do Palmar, extremo sul gaúcho. Ele foi até cidade de Penha, no litoral norte de Santa Catarina.

Dentro da área regularmente sobrevoada em anos anteriores, entre Florianópolis e Torres foram avistadas 30 baleias, um número menor que observado em setembro do ano passado, quando foram avistadas 52 baleias no mesmo trecho.

A maior concentração foi registrada em Laguna (SC), com 24 indivíduos, seguido de Mostardas, com dez baleias, Jaguaruna, seis baleias e Capão da Canoa, duas baleias. Além das baleias, foram avistados grupos de toninhas, lobos e leões marinhos e golfinhos nariz-de-garrafa.

Equipe

A equipe de monitoramento aéreo, formada por 1 a 2 observadores e um fotógrafo, faz o censo e o registro da localização dos indivíduos, além da fotografia das baleias.

As fotos serão utilizadas na identificação dos indivíduos adultos, possível através de calosidades que cada animal possui sobre a cabeça, únicas para cada baleia-franca, como se fosse uma impressão digital.