Santa Casa é pioneira em tratamento cirúrgico da obesidade infantil no RS

O novo serviço está disponível inicialmente apenas para pacientes particulares e de convênios.

O Hospital da Criança Santo Antônio é o primeiro hospital do Rio Grande do Sul a oferecer tratamentos cirúrgicos da obesidade infantil.

O Hospital da Criança Santo Antônio é uma unidade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre especializada em serviços médicos pediátricos de alta complexidade.

Ele é vinculado ao Centro de Tratamento da Obesidade da Santa Casa, que existe desde 2004.  “já realizou mais de 4 mil cirurgias em adultos obesos, o novo serviço tem como principal objetivo ampliar a gama de tratamentos da obesidade para pacientes pediátricos.”

Um dos aspectos fundamentais do tratamento cirúrgico do paciente pediátrico obeso no hospital é o acompanhamento integral por uma equipe multidisciplinar. Ela é composta por cirurgiões pediátricos e médicos de várias especialidades, nutricionistas, psiquiatras e psicólogos. Segundo a assessoria do hospital, o objetivo é garantir todo o suporte aos pacientes no pré e no pós-operatório, permitindo um processo gradual de readaptação à vida cotidiana.

“Há importantes estudos que comprovam em torno de 85% de eficácia nos tratamentos cirúrgicos da obesidade em crianças, o que significa que a grande maioria não voltará a ter problemas de sobrepeso ao longo da vida”, afirma Rafael Deyl. Ele é um dos médicos responsáveis pelo novo procedimento.

“Entretanto, vale salientar que os pacientes pediátricos passam por uma rígida avaliação para definir a elegibilidade dos procedimentos, o que é fundamental para um pós-operatório de sucesso”, finaliza.

Conforme a assessoria, o novo serviço está disponível inicialmente apenas para pacientes particulares e de convênios.