Ouça no Meio-Dia: vereador é preso em Viamão e mais notícias desta terça

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Ministério Público do Rio Grande do Sul cumpriu na manhã de hoje mandados de prisão, de afastamento de funções e de busca e apreensão contra agentes públicos e empresários ligados ao Poder Executivo, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A Operação Pegadas, desdobramento da a Operação Capital, apura indícios de ilicitude e superfaturamento na contratação de serviços médicos, inclusive no período da pandemia, por parte da prefeitura da cidade. Também são verificadas irregularidades na aquisição de pares de tênis entre os anos de 2018 e 2019. Na ação de hoje foi preso preventivamente um vereador do município.

O Rio Grande do Sul não atingiu as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. O novos índices foram divulgados hoje pelo Ministério da Educação. Mesmo com uma melhora em relação à edição anterior, de 2017, o Estado voltou a ficar aquém. O melhor resultado foi no Ensino Médio, onde o Estado passou de 3,7 para 4,2, ainda abaixo da meta que era de 5,3.

A Caixa Econômica Federal começa hoje a pagar o abono salarial dos trabalhadores nascidos em setembro que ainda não receberam por crédito em conta. Para trabalhadores da iniciativa privada, o dinheiro pode ser sacado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, além das agências. Já para os funcionários públicos, vale o dígito final do número de inscrição do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o Pasep. A partir desta terça-feira, fica disponível o crédito para inscritos com final 2.

O dia começa seco mas a chuva retorna entre a tarde e a noite no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Deve chover em todas as regiões do Estado, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. Na Campanha, na região Central e na Fronteira Oeste, pode haver queda granizo. No Litoral Norte, em função do ciclone bomba que se forma no oceano, os ventos podem chegar a 90 quilômetros por hora.