OSPA Live destaca obras de Boccherini, Brahms e Osvaldo Lacerda

19ª edição do projeto online da orquestra revisita repertório diversificado e integra o Mês de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) abre o mês de setembro com uma programação especial, que alia partituras de diferentes tempos históricos a uma mensagem em favor da vida. Neste sábado (5), às 17h, a 19ª edição do OSPA Live “Concerto pela Vida”, é alusiva ao Mês de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde. O repertório conta com compositores da Era Clássica, do Romantismo e do Nacionalismo Brasileiro, sob apresentação de dois grupos. O Duo Bassphilus, composto pelos músicos da sinfônica Rodrigo Alquati (violoncelo) e Walter Schinke (contrabaixo), sobe ao palco com Sonata em Sol Maior para violoncelo e contrabaixo, de Luigi Boccherini (1743-1805), e Choro Seresteiro para violoncelo e contrabaixo, de Osvaldo Lacerda (1927-2011).

Na sequência, Rodrigo Alquati (violoncelo) junta-se a Augusto Maurer (clarinete) e a André Carrara (piano) para o desfecho do programa. O trio interpreta Trio para clarinete, violoncelo e piano, Op.114, de Johannes Brahms (1833-1897). O recital é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da orquestra, diretamente da Casa da OSPA. A direção artística é do maestro Evandro Matté.

Sobre o OSPA Live

Projeto online da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e convidados realizam recitais, em grupos de câmara, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a OSPA

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Porto Alegre Airport. Os apoiadores da Temporada Artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

OSPA Live

Quando: 05 de setembro de 2020, às 17h

Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA

Programa OSPA Live

Luigi Boccherini (1743-1805)

Sonata em Sol Maior para violoncelo e contrabaixo

I. Largo

II. Minuetto

III. Allegro Alla Militare

Osvaldo Lacerda (1927-2011)

Choro Seresteiro para violoncelo e contrabaixo

Johannes Brahms (1833-1897)
Trio para clarinete, violoncelo e piano, Op.114

I. Allegro

II. Adagio

III. Andantino Grazioso

IV. Allegro

Apresentação

Duo Bassphilus
Rodrigo Alquati (violoncelo)
Walter Schinke (contrabaixo)

Trio

Augusto Maurer (clarinete)
Rodrigo Alquati (violoncelo)
André Carrara (piano)

Evandro Matté (Direção Artística)