OSPA Live destaca hinos nacionais em edição inédita com orquestra

Pela primeira vez desde o início da pandemia, projeto online conta com apresentação da Sinfônica, a partir dos protocolos de segurança contra o novo coronavírus.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) agrega o aprendizado de espetáculos de câmara online, com base nas medidas de segurança contra a Covid-19, e prepara sua primeira apresentação – com formação reduzida – desde a estreia na Temporada Artística 2020, no dia 7 de março de 2020. A 23ª edição do OSPA Live celebra o Dia da Unidade Alemã, em virtude dos 30 anos da Reunificação da Alemanha, e destaca a Primeira Sinfonia de Beethoven, que completa 250 anos em 2020.

No próximo sábado (3), às 17h, os músicos da OSPA executam o Hino Nacional Brasileiro, composto por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), o Hino Europeu – Ode à Alegria, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e o Hino Nacional Alemão, elaborado por Joseph Haydn (1732-1809). A apresentação também contempla a Sinfonia nº 1 do expoente Romântico. O concerto tem regência e direção artística do maestro Evandro Matté e é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da Orquestra, diretamente da Casa da OSPA. O espetáculo é promovido em conjunto com o Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Porto Alegre.

Sobre o Repertório

Composta em 1823, a fim de celebrar a Proclamação da Independência, a melodia do Hino Nacional Brasileiro tornou-se popular em 1831, com a abdicação de D. Pedro I ao trono. A obra, até aquele período, ficou conhecida na letra de Ovídio Saraiva, como “Hino 7 de Abril”, sendo posteriormente incorporada parcialmente com a Proclamação da República. Por meio de um concurso promovido por Deodoro da Fonseca, os versos de Joaquim Osório Duque Estrada foram oficializados como parte do novo hino.

Elaborada por Haydn em 1797, a melodia do Hino Nacional Alemão homenageou o último líder do Sacro Império Romano-Germânico, Francisco II, em meio à ameaça das tropas francesas de Napoleão Bonaparte. Com diversas adaptações, especialmente após o regime nazista, a peça legitimou-se na terceira estrofe de Deutschlandlied, escrita por August Hoffmann.

Quarto movimento da Sinfonia nº 9 de Beethoven, Ode à Alegria foi oficializado como Hino Europeu em 1972. A composição, traçada pelos versos do poeta Friedrich Schiller e posteriormente adaptada pelo compositor alemão, expressa ideais universais de civilidade, como a liberdade, a solidariedade e a paz.

Sinfonia nº1 de Beethoven, estreada em 1800 aos 30 anos, foi densamente criticada pelo estilo inovador, com a consequente incompreensão do público. Seu início propõe um descompasso com o modelo Clássico e tonaliza o cerne da obra. Com diversas modulações e movimentos acelerados, a obra revela o legado inquieto, consagrado na primeira de suas nove sinfonias.

Sobre o OSPA Live

Projeto online da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e convidados realizam apresentações, em grupos reduzidos, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da Orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a OSPA

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Fraport Brasil. Os apoiadores da Temporada Artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

OSPA Live

Dia da Unidade Alemã

Quando: 3 de outubro de 2020, às 17h

Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA

Programa

Francisco Manuel da Silva (1795-1865)

Hino Nacional Brasileiro

Ludwig Van Beethoven (1770-1827).

Hino Europeu – Ode à Alegria

Joseph Haydn (1732-1809)

Hino Nacional Alemão

 

Ludwig Van Beethoven (1770-1827).

Sinfonia nº 1
I. Adagio Molto – Allegro con Brio
II. Andante Cantabile con Moto
III. Menuetto – Allegro Molto e Vivace
IV. Adagio – Allegro Molto e Vivace

Apresentação

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Evandro Matté (maestro e diretor artístico)