OSPA Live apresenta obras de Bottesini e Amaral Vieira

Projeto online reúne repertório eclético para quinteto, com peça do período Romântico do compositor italiano e composição premiada do músico brasileiro.

A 22ª edição do OSPA Live encerra o mês de setembro com composições de estilo diversificado, que reúnem renomados nomes da história da música e um consagrado repertório de câmara. Para concretizar esse objetivo, no próximo sábado (26), às 17h, seis músicos, entre instrumentistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e convidados, interpretam Gran Quintetto, de Giovanni Bottesini (1821-1889), e Fronteiras – Quinteto para Piano e Cordas, de José Carlos Amaral Vieira (1952-). A apresentação fica a cargo de Luiz Guilherme Nóbrega (violino), Carol Argenta (viola), Tácio César Vieira (violoncelo), Rafael Figueredo (contrabaixo), além de Marina Figueredo (violino) e Daniel Benitz (piano), que se revezam entre as duas obras. O recital é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da Orquestra, diretamente da Casa da OSPA. A direção artística é do maestro Evandro Matté.

Sobre o Repertório

Gran Quintetto, de Bottesini, foi escrita em 1858, em homenagem ao amigo do compositor Saverio Mercadante. De estilo Romântico, a peça contém um caráter predominantemente dramático, com variações pulsantes e brevemente interrompidas; a peça caminha para um desfecho grandioso, com um tema semelhante a uma marcha. Compositor multipremiado e autor de mais de 500 composições, Amaral Vieira assumiu em 2000 a cadeira nº 39 da Academia Brasileira de Música, instituição criada por Villa-Lobos. No ano anterior, sua composição Fronteiras – Quinteto para Piano e Cordas foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) a melhor obra de câmara.

Sobre o OSPA Live

Projeto online da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e convidados realizam recitais, em grupos de câmara, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da Orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a OSPA

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Fraport Brasil. Os apoiadores da Temporada Artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

OSPA LIVE

Quando: 26 de setembro de 2020, às 17h

Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA

Acesso em bit.ly/ospalive22

Programa

Giovanni Bottesini (1821-1889)

Gran Quintetto

I. Allegro Moderato

II. Allegro ma non Troppo

III. Adagio

IV. Allegro con Brio

José Carlos Amaral Vieira (1952-)

Fronteiras – Quinteto para Piano e Cordas

I. Allegro ma non troppo

II. Lento

III. Molto Vivace

IV. Vivace ma non troppo

Apresentação

Luiz Guilherme Nóbrega (violino)

Marina Figueredo (violino)

Carol Argenta (viola)

Tácio César Vieira (violoncelo)

Rafael Figueredo (contrabaixo)

Daniel Benitz (piano)

Evandro Matté (Direção Artística)