Lacen-RS se aproxima dos 50 mil testes de Covid-19 realizados desde março

Em média, são 400 exames realizados diariamente, com resultados liberados em até dois dias para 90% dos casos.

O Lacen-RS (Laboratório Central do Estado) está próximo de alcançar a marca de 50 mil testes de biologia molecular para a identificação da Covid-19.

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, em média, são 400 exames realizados diariamente, com resultados liberados em até dois dias para 90% dos casos.

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) reforça ainda esse tipo de análise, considerada padrão-ouro (serve como referência) para o diagnóstico do coronavírus.  “Com a distribuição de mais de 17 mil insumos para testes em laboratórios parceiros e outras 27 mil amostras enviadas para testagem fora do Estado pelo projeto Testar RS.”

Conforme o governo do Estado, somente em agosto foram cerca de 12 mil testes realizados pelo Lacen. Desses, 90% tiveram o resultado em até dois dias desde a chegada da amostra na unidade em Porto Alegre.

O Lacen -RS foi um dos primeiros laboratórios estaduais em que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) descentralizou o diagnóstico do coronavírus.

Antes de 6 de março, todos os casos suspeitos tinham de ter as amostras enviadas para exame no Rio de Janeiro. Mesmo que em número ainda pequeno, os resultados levavam, normalmente, mais de uma semana.