Grupo Cortel homenageia vítimas da pandemia e profissionais do setor funerário

Evento fez parte da programação do movimento mundial “Mundo Unido pela Vida”, que aconteceu de forma virtual, no dia 20 de setembro.

Realizado desde 2012, em mais de 30 países, espalhados por cinco continentes, o movimento “Mundo Unido Pela Vida” promoveu por mais um ano a integração das empresas do setor de Cemitérios e Funerárias no mundo todo e as comunidades locais com o objetivo de celebrar a vida, seus valores e a memória daqueles que partiram. No último domingo (20) a data foi marcada pela união de pessoas de todas as origens e culturas para reconhecer o trabalho valioso dos profissionais funerários e homenagear aqueles que não tiveram o ritual de despedida que mereciam em 2020, devido à pandemia da Covid-19.

Para marcar a data, o Grupo Cortel promoveu o “Forever – A homenagem de quem tem saudade”, cerimônia virtual transmitida no Youtube, diretamente do Crematório Metropolitano de Porto Alegre. A live trouxe nomes e fotos dos entes queridos que partiram.

O final da cerimônia incluiu a inauguração de um muro em homenagem às vítimas e profissionais do ramo funerário, criado pelo pintor muralista, Kelvin Koubik. Formado pelo Instituto de Artes da UFRGS, o artista porto-alegrense já ganhou dois prêmios Açorianos de Artes Plásticas e realizou uma residência artística na França. Para desenvolver a obra, o artista coletou histórias das famílias que não conseguiram se despedir dos seus entes queridos, que partiram nos últimos meses.

Artista trabalha no projeto do mural do Grupo Cortel.
Kelvin Koubik, artista plástico. Foto: Divulgação

“Quem me conhece sabe o quanto é natural eu me envolver com as histórias. Gosto de trabalhos que façam sentido. Quando li os primeiros depoimentos foi bem difícil. Me envolvi muito com as histórias. Depois, consegui ver que o que eu estava criando era algo de muita responsabilidade e significado. Quando conectei meu trabalho às histórias, criei símbolos que representassem essas pessoas. Foi muito bom poder ressignificar o momento que estamos vivendo e de alguma forma dar um conforto para as famílias. Foi o que busquei neste trabalho”, revela o artista.

O mural fica na Av. Professor Oscar Pereira, 584, no Crematório Metropolitano e Cemitério São José.