Governo prepara flexibilizações para atividades culturais, feiras e shows no RS

Haverá permissão apenas onde a bandeira estiver amarela ou laranja por duas semanas e as aulas presenciais tiverem retornado.

A redução no número de hospitalizações por causa do coronavírus, registrada pelo governo do Estado nas últimas semanas, vai permitir novas flexibilizações nas regras do sistema de distanciamento controlado. A partir da próxima semana, novas regras vão permitir o retorno de atividades culturais, feiras e shows no Rio Grande do Sul. Nas últimas duas semanas, novos registros por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) que resultaram em diagnóstico confirmado de Covid-19 caíram 25%.

No entanto, o governo do Estado condiciona as mudanças às mesmas regras das atividades escolares. Apenas municípios que se localizam em regiões com bandeira laranja (risco epidemiológico médio) ou amarela (risco epidemiológico baixo) há pelo menos duas semanas consecutivas. Outra obrigatoriedade é que a administração municipal já tenha os protocolos sanitários para o retorno às aulas.

A autorização estadual para realizar dos eventos foi publicada na segunda edição do DOE (Diário Oficial do Estado) de segunda-feira (28). Os municípios, agora, realizar o envio de protocolos próprios. Além disso, todos os organizadores deverão seguir, integralmente, todos os protocolos e regras já estabelecidos na Portaria 617/2020, da Secretaria da Saúde. Como exemplo, está o respeito ao teto de ocupação da área útil (área de circulação e permanência) já estabelecido (8 metros quadrados por pessoas em ambientes em pé e 4 metros quadrados por pessoas em ambientes sentados).

“O RS começou a observar, em agosto, estabilidade na demanda de leitos de UTI para pacientes confirmados de coronavírus. Em setembro, vimos uma redução da demanda por internações em leitos de UTI e clínicos e no número de óbitos. Há, portanto, uma clara redução na incidência da doença no Estado. Por isso, temos dado, passo a passo, algumas condições para o retorno de algo próximo à normalidade como conhecíamos”, destacou o governador Eduardo Leite.

Eventos já permitidos

No começo desta semana, o Gabinete de Crise deu aval para a realização de quatro eventos de grande porte. Em Gramado, serão permitidos o Festuris (Festival Internacional de Turismo), a Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau e o Natal Luz. Já em Caxias do Sul foi autorizada a Mercopar (Feira de Inovação Industrial), em Caxias do Sul. Com exceção do Natal Luz, os demais eventos ocorrem no mês de novembro.