Fim de semana é de risco para temporais no Rio Grande do Sul

Há risco de vendavais, com fortes rajadas de vento capazes de causar danos.

O tempo vai mudar no Rio Grande do Sul neste fim de semana, projetam os meteorologistas. A formação de um ciclone extratropical, que associado a uma frente a uma frente fria, traz risco de temporais para o Estado neste sábado, mas especialmente no domingo. Há risco de vendavais, com fortes rajadas de vento capazes de causar danos.

As instabilidades começam a se formar no Oeste do Rio Grande do Sul, devido a formação de uma frente quente. Ela é formada pelo ar quente e úmido da Amazônia, que ingressará pelo quadrante Norte e Noroeste. O sistema avança de Norte para o Sul do Estado.

O sábado será de forte calor, com máxima de até 36°C no Noroeste do Estado. A partir da tarde são esperadas pancadas de chuva, com risco para temporais isolados, com risco para vendavais. Podem ocorrer rajadas de vento de até 80 quilômetros por hora, principalmente no Centro e Sul do Estado. Com o passar das horas, o sistema avança para o Leste do RS.

Mas, no domingo, novas áreas de instabilidades se formam. Desta vez será por causa da formação do ciclone, o que faz que a frente fria passe pelo Estado. Como a atmosfera ainda estará quente e úmida por causa do sistema anterior, podem ocorrer novas tempestades, com ventos de até 90 quilômetros por hora. Há potencial para queda de granizo e chuva volumosa em todas as regiões gaúchas.