Drive-in Air Festival exibe espetáculo de dança nesta quinta

Serão exibidos 34 produções de videodança de experiências vividas por bailarinas na pandemia.

Arte e criatividade são destaques da noite desta quinta-feira (24) no Drive-in Air Festival. O megaevento apresentará o premiado Videodança: Um longa-metragem em dois atos. O espetáculo, criado e produzido pela escola Gira Centro de Dança, apresenta a experiência vivida por bailarinas durante o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. São dois atos, “Jogo” e “Pixel”. A noite terá duas sessões, a primeira às 18h e a segunda às 20h. Ingressos estão à venda pelo site oficial www.driveinairfestival.com.br.

Em cena 100 bailarinos participam do filme, que são responsáveis por apresentar 34 coreografias. Ao ser captadas, as danças transformam um processo gravado individualmente, devido às regras de isolamento, em projeto inovador. “As apresentações foram criadas junto com as bailarinas através do Zoom – plataforma de vídeo chamada. O professor criou a coreografia, mas voltada para o vídeo, ao invés do habitual que é o teatro”, destaca Marcelle Schwonke, diretora do Gira Centro de Dança.

Foi necessário um único encontro presencial para captar as imagens dançadas, realizado de forma individual. A mágica fica por conta do roteiro, edição e montagem do projeto, quando todas as alunas são fusionadas na tela. “O projeto é uma forma de resiliência e amor nesse momento que vivemos. Uma reinvenção. Mas, também, a possibilidade dos bailarinos sentirem a vibração e o poder do palco novamente, de continuarem motivados para suportar o isolamento”, finaliza Marcelle.

Enquanto a primeira parte, batizada de “Jogo” possui um caráter infantil, a segunda, “Pixel”, conta com uma temática abstrata. Classificação livre para os dois atos. O filme participou do Sul em Dança, um dos maiores festivais de dança do Brasil, e conquistou diversos prêmios individuais, além do Grupo Destaque Tela de Criação.

Programação de quinta, dia 24:

• Programação sessão I:

17h – Abertura dos portões

18h – Sessão I Videodança: Um longa-metragem em dois atos

19h40 – Encerramento

• Programação sessão II:

20h – Abertura dos portões

20h30 – Sessão II Videodança: Um longa-metragem em dois atos

22h10 – Encerramento