Dark kitchen de Porto Alegre gera oportunidades para setor de gastronomia

Império da China e Eronita Confeitaria Artesanal expandem suas marcas em parceria com a TAG Co Kitchen, empresa que oferece espaços físicos para que diferentes restaurantes montem suas cozinhas e atendam demandas de delivery.

Os serviços de delivery se tornaram parte importante da movimentação econômica nacional nos últimos anos, em especial em 2020. O mercado foi potencializado e aumentou a necessidade de se investir na área. Na esteira desse movimento, a TAG Co Kitchen, empresa especializada no formato conhecido como shopping de delivery e que reúne cozinhas de diferentes restaurantes em um mesmo espaço físico, apresenta duas unidades em Porto Alegre: uma no 4º Distrito e outra no Centro Histórico. A iniciativa tem gerado oportunidades para o setor.

É o caso dos irmãos Jaelson e Laires Camilo. Nativos de Piancó, no interior da Paraíba, eles chegaram ao Rio Grande do Sul em 2007 e desde então alimentaram o sonho de, como muitos migrantes brasileiros, empreender. E foi em em 2014, após anos de atuação no setor gastronômico da região do Vale dos Sinos, que a dupla investiu suas economias num restaurante que já nascia à frente do seu tempo: o Império da China, especializado em yakisoba e com atendimento exclusivo por delivery na cidade de Novo Hamburgo.

“Nesse momento começou nossa luta de sobrevivência, pois não tínhamos o conhecimento do que seria empreender, abrir uma empresa e fazer ela rodar. Não desistimos do nosso sonho. Entre erros e acertos, e foram muitos dos dois lados, conseguimos consolidar nosso restaurante e começar a pensar em crescer”, avalia Laires.

O retorno positivo do Yakisoba — prato que é a especialidade da casa, que conta com receitas próprias — e do mercado, permitiu a chegada do Império da China na cidade Campo Bom, também focada no delivery. “Mantivemos o desejo de expandir e abraçar mais mercado. Estávamos pensando em São Leopoldo quando conhecemos a TAG Co Kitchen e tivemos a ideia: por que não Porto Alegre? Temos um produto bom. Um delivery excelente. Uma grande aceitação. Temos que arriscar”, conta Jaelson.

O investimento dos irmãos na dark kitchen será de R$ 150 mil. Segundo os sócios, com todo o aparato da TAG à disposição, eles economizarão 50% do investimento que necessitaria ser feito para abrir uma unidade em Porto Alegre sob condições tradicionais. “Cremos que em menos de um ano recuperamos o investimento. Acredito muito da adesão do mercado da capital gaúcha. Nosso plano é até 2025 abrir mais quatro unidades, mas cremos que em três anos conseguimos atingir essa meta. Inclusive, em parceria com a TAG”, avalia Laires.

Outro empreendimento que através da TAG Co Kitchen reinventa um sonho, já que a empresa existe há 35 anos, é a Eronita Confeitaria Artesanal. Produtora de doces, salgados, tortas, cachorro-quente e mini-hambúrguer, a Eronita também é um negócio que sempre respirou o delivery. Criada por Eronita Selistre e seu marido Elias, a empresa relata que sempre focou na qualidade dos produtos, desde a compra de matéria-prima até a entrega final ao cliente.

“Sempre trabalhamos com delivery, atendendo confraternizações familiares e empresariais dos mais diversos segmentos. Sempre demos, digamos, um sabor especial a estes momentos, entregando quentinhos os cachorros-quentes, embalados e prontos para consumo”, comenta Inajara Selistre, filha de Eronita e que hoje lidera a empresa enquanto a mãe se dedica à qualidade dos produtos e processos.

As novas demandas do mercado e as necessidades de adequação aos modelos contemporâneos atraíram Eronita à TAG Co Kitchen. Segundo Inajara, o empreendimento será inovador e trará um novo conceito de negócio. O objetivo é conquistar um público cada vez mais conectado, que definiu novos formatos de consumo e relacionamento.

“Vamos aliar a inovação com a tradição e experiência que construímos ao longo de nossa trajetória, trazendo o melhor produto ao nosso cliente, no menor tempo possível. Estamos investindo em uma operação moderna para atender de forma rápida e eficiente, mas sempre mantendo a qualidade dos produtos entregues aos nossos clientes”, conclui Inajara.

Inovação tecnológica na TAG Co Kitchen

Com 26 pontos à disposição do público em mais de 1.300m², a TAG Co Kitchen oferece o espaço físico para que marcas da gastronomia gaúcha possam ter uma oportunidade de entrar no segmento do delivery de forma mais organizada e econômica. A empresa também apoiará na logística, centralizará e gerenciará os pedidos feitos aos lojistas do shopping de delivery. Segundo a marca, foram investidos mais de R$ 500 mil no desenvolvimento de um software que permite a integração dos pedidos realizados pelos canais próprios de e-commerce ou por meio de aplicativos parceiros.

“O sistema de operação do caixa, a logística, a estrutura de limpeza e segurança, assim como todos os elementos que se fazem necessário em uma operação com esta, são compartilhados entre todos os restaurantes, o que diminuirá custos e aumentará o lucro de cada um. Nosso objetivo é facilitar a vida do empreendedor, que assim poderá se preocupar apenas com a essência de suas atividades: a produção dos pratos”, explica Thiago Cardoso, um dos três empresários à frente do negócio.

A logística da TAG

A decisão de estabelecer uma das unidades da empresa no 4º Distrito de Porto Alegre, mais especificamente na Av Presidente Roosevelt, no bairro São Geraldo, novo e celebrado ponto boêmio da capital gaúcha, passa diretamente pela facilidade logística. “A região é de fácil acesso aos principais bairros da cidade, o que contribui para manter a qualidade de entrega do produto. Além disso, há toda uma construção de discurso que torna a região um centro de pluralidade e liberdade. Algo fundamental tanto para o novo padrão do consumidor quanto do investidor. Temos tudo isso aqui”, comenta Thiago Cardoso.

Já a estrutura do Centro Histórico é preparada para ser toda ecologicamente correta. Uma característica importante deste movimento estará no bicicletário instalado na unidade, que terá como foco atender esse perfil de profissionais.

“As características desse tipo de profissional colaboram muito com o perfil que queremos aplicar na TAG-Co Kitchen. A velocidade e o dinamismo da bicicleta são marcas importantes e se adéquam às necessidades da região. Além disso, acreditamos ser uma contribuição importante para o mercado, já que num contexto de falta de empregos é mais uma oportunidade para os profissionais se inserirem”, explica Cardoso.

A unidade da TAG Co Kitchen do Centro Histórico será localizada na Rua das Andradas, 1736. Enquanto isso, a TAG do 4º Distrito está localizada na Avenida Presidente Franklin Roosvelt, 1341, no bairro São Geraldo. Restaurantes interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 997-741-991.