fbpx

Conselhos para quem está a procura de um imóvel para alugar em Porto Alegre

Confira algumas dicas que podem ajudar no seu processo de mudança para Porto Alegre
Foto: Pixabay

Porto Alegre é capital do estado do Rio Grande do Sul conhecida pelas belezas naturais e a boa qualidade de vida. A herança dos períodos de colonização e toda a estrutura construída naquela época forma seu vasto patrimônio histórico e formam legado da atratividade turística local.

Enquanto um dos grandes destaques da região sul, a cidade desponta no cenário nacional como um polo cultural e econômico que atraem pessoas e atividade industrial. A fundação oficial da capital se deu no dia 26 de março de 1772 configurando-se como a capital mais meridional (ao sul) do Brasil e ocupa uma área de planície formada por 40 morros. A orla fluvial do lago Guaíba faz os limites do município numa área de 72 km de extensão.

A população contabiliza-se em torno de 1,4 milhão de pessoas que estão divididas entre os e 84 bairros que compõem o município. Dentre as opções de lazer e turismo na região que permitem atividades de contato com a natureza, Porto alegre permite exercícios ao ar livre caminhadas ou piqueniques nas margens do Lago Guaíba, no Parque Moinhos de Vento, Farol de Itapuã, no Jardim Botânico e também no Parque Farroupilha (Redenção).

A seguir, daremos algumas dicas para você que pretende se mudar para Porto Alegre e busca imóveis para alugar na capital. O processo de planejamento da mudança, seja com objetivos de trabalho, estudos ou residência fixa, começa pela seleção dos imóveis disponíveis para aluguel em Porto Alegre e vamos te ajudar na tomada da melhor decisão.

Região

Antes de qualquer coisa, pesquise bastante antes de definir a sua região. Se você não conhece a capital e se sente leigo demais para tomar essa decisão, busque se inteirar das dinâmicas da capital a fim de definir a região que mais combina com o seu estilo e perfil.

Porto Alegre tem ótimos bairros e você encontrará algum que se encaixas as suas necessidades. Se seu objetivo for para trabalho ou estudos e já tenha um local definido, busque algo mais próximo como forma de adaptar a sua rotina e não sentir tanto a diferença no início. Lembre-se que você já passará por inúmeras mudanças e tudo que puder fazer para amenizar futuros transtornos é muito válido nesse momento.

Converse com amigos e conhecidos que já moram ou conhecem a região, busque em sites especializados em moradia e aluguel de imóveis. Se possível, visite antes a cidade a fim de descobrir novas oportunidades e se ambientar com o novo espaço para que você possa sentir o clima do local. Porto Alegre é uma cidade dinâmica e cosmopolita e, como tal, tem regiões que agradam os diversos públicos.

Os preços, por consequência, também são variados e o valor do metro quadrado alterna de acordo com a quantidade de serviços e facilidades disponíveis nas proximidades. Selecionamos alguns bairros com os maiores níveis de IDH da capital: Bela Vista, Belém Novo: Mário Carvalho, Boa Vista, Chácara das Pedras, Independência: André Puente, Ipanema: Dea Coufal / Parque Residencial Knorr / Jardim do Sol, Jardim Isabel, Menino Deus: Ganzo / Visconde do Herval, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Rio Branco: IPA.

Consultoria especializada

Se você não conhece a capital e não tem nenhuma familiaridade com escolha de imóveis, essa dica vai pra você: procure uma ajuda especializada. O mercado imobiliário hoje possui uma infinidade de consultores, corretores e imobiliárias capacitadas para orientar e direcionar os clientes nessa empreitada.

Além de conhecerem bem as ofertas da região e as que me melhor se encaixam as suas necessidades, estes profissionais estão aptos para acompanhar todo o processo de locação, dando dicas e orientando a negociação imobiliária, documentação, contratos, pendências judiciais e tributárias, dentre outras. A garantia de uma boa escolha além de uma busca avançada das melhores casas para alugar em Porto Alegre são possíveis com a ajuda destes profissionais.

Documentação

Uma vez escolhido o imóvel ou mesmo com o processo em andamento ou em fase de finalização, não se esqueça de adiantar a documentação. Providencie toda a papelada com antecedência pois essa é uma fase essencial da negociação e pode impedir a finalização. Tenha os seus documentos pessoais em dia e já verifique tudo que será necessário para o mesmo. Se uma imobiliária for a responsável pela intermediação, você terá menos dor de cabeça, pois elas já estão preparadas para isso. Se for locar direto com o proprietário, fique atento as condições do imóvel e confira a saúde financeira do mesmo.

Verifique se possui pendências judiciais, se está em dia com as dívidas municipais e demais tributos, se as taxas de condomínio estão pagas e se a documentação está correta. Na hora de assinar o contrato, não deixe de conferir todas as cláusulas, se tudo que foi acordado entre as partes foi registrado e se todas as características bem como a atual do estado de conservação do imóvel estão descritas e correspondem a realidade.

Leia também

Total
0
Share