Conceição e Clínicas vão testar vacina contra coronavírus em Porto Alegre

Diferentemente de outras vacinas testadas no Brasil, essas doses não serão exclusivas para profissionais da saúde. 

Os hospitais Nossa Senhora da Conceição e Clínicas de Porto Alegre, vão se integrar às instituições escolhidas para testar vacinas contra o coronavírus no Brasil.

As duas instituições farão parte dos testes das doses desenvolvidas pela farmacêutica belga Janssen. Diferentemente de outras vacinas testadas no Brasil, essas doses não serão exclusivas para profissionais da saúde.

No caso do Conceição, o início do recrutamento para participação de voluntários depende da liberação do comitê de ética da instituição. O estudo já tem o aval da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

As aplicações das vacinas vão ocorrer de forma gradual: voluntários de 18 a 59 anos sem comorbidades, em seguida, de 18 a 59 anos com comorbidades, depois, acima de 60 anos sem comorbidades e, por fim, vai abrir para mais de 60 anos com comorbidades.

Os interessados em participar da pesquisa no Conceição podem entrar em contato pelo número (51) 3341-5316.

Já no Hospital de Clínicas, a instituição comunicará novas informações relativas a quem poderá se voluntariar, cronograma de ações e total de participantes.

Vacina chinesa

No Hospital São Lucas da PUCRS, os voluntários já receberam a segunda dose da vacina chinesa contra o coronavírus, chamada de CoronaVac.

Após os 14 dias do recebimento da dose inicial da vacina da farmacêutica Sinovac, os voluntários tiveram de retornarem ao hospital para a segunda aplicação do possível imunizante.

Mas a CoronaVac é só para os profissionais da área da saúde.