Centrais regionais que ampliam testes para Covid-19 começam a funcionar no RS

Dentro do projeto Testar RS, está previsto o funcionamento de seis centrais regionais.

Começou por Passo Fundo e Caxias do Sul o funcionamento das centrais regionais de triagem que irão auxiliar e acelerar o envio de amostras de gaúchos para análise da Covid-19 em outros Estados.

Dentro do projeto Testar RS, está previsto o funcionamento de seis centrais regionais. Segundo o governo do Estado, o programa ampliou a testagem de casos suspeitos de coronavírus pelo exame de biologia molecular (PCR), considerado o padrão-ouro para a detecção do vírus.

Até então, o encaminhamento das amostras precisava passar por uma etapa no Lacen-RS (Laboratório Central do Estado), em Porto Alegre, que em paralelo também realiza a testagem, antes de seguir para fora do Estado.

Com as centrais regionais, esse fluxo ganha agilidade e diminui o tempo entre a coleta da amostra e o resultado do exame.

As centrais foram montadas nos laboratórios regionais do Lacen em Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.

“Cada um deles abrange população de 1 milhão de pessoas e tem capacidade de receber, conferir, armazenar e despachar até o aeroporto mais próximo 500 amostras diárias”, afirma o governo do Estado.

Do Rio Grande do Sul, os testes são encaminhados para laboratórios de referência no Rio de Janeiro, no Paraná ou em São Paulo.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, destaca essa ampliação, que é prevista pelo Projeto Testar RS. “É muito importante esse diagnóstico, pois permite que seja feito o rastreamento dos contatos e assim evitar novos casos”, informa.

Número de municípios cobertos em cada regional:

• Lacen Porto Alegre: 172 municípios
• Caxias do Sul: 49
• Erechim: 79
• Passo Fundo: 88
• Pelotas: 28
• Santa Cruz do Sul: 38
• Santa Maria: 43