fbpx

Capital divulga novos mapas com a localização dos casos de Covid-19

Objetivo é apresentar com maior transparência os números da infecção e apoiar ações de combate ao avanço da pandemia na cidade
Imagem: Divulgação/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, por meio do Observatório da Vigilância, lançou nessa terça-feira, 15, novos mapas com a localização dos casos de Covid-19 no município. O objetivo é apresentar com maior transparência os números da infecção pelo novo coronavírus e apoiar ações de combate ao avanço da pandemia na cidade.

Além de um mapa geral do território, são oferecidos outros 94 mapas, por bairros, com o intuito de apresentar uma análise espacial dos casos positivos na cidade. A elaboração dos mapas contou com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), pelo Corpo Técnico de Geoprocessamento.

Informações

Na coleção de mapas dos bairros, são apresentadas informações como população, total de casos acumulado, histórico de casos nas últimas três semanas, semana de referência, taxa por 1.000 habitantes e localizador do bairro no município. Nessa série de mapas, são indicados, por cor, os casos geolocalizados na semana de referência, na semana anterior e o acumulado das demais semanas. O mapa lançado nesta semana apresenta dados geocodificados até a Semana Epidemiológica 37 (7 a 13 de setembro). A atualização será semanal.

O mapa geral de Porto Alegre também traz dados da semana de referência, total de casos geolocalizados, população do município e dos bairros (com o total de casos em cada bairro) e taxa de incidência por 100.000 habitantes. No mapa, as cores utilizadas na representação dos bairros variam de acordo com a incidência por 1.000 habitantes. O mapa ainda traz o histórico de casos nas últimas três semanas em cada bairro.

A elaboração destes produtos tem como objetivo analisar como ocorre a concentração espacial dos casos de Covid-19 permitindo, com isso, ações estratégicas de maior eficiência no combate ao novo coronavírus em Porto Alegre.

 

Leia também