Camaleãofest traz shows e conscientizações no mês de outubro

O evento será transmitido online pelo Canal do Youtube do Projeto Camaleão e na Página do Projeto no Facebook, respeitando todos os cuidados que o momento exige.

Com apresentação do Ministério do Turismo, a ONG Projeto Camaleão: Autoestima Contra o Câncer, realiza, no sábado (3), o Camaleãofest. Inicialmente previsto para acontecer no formato presencial, mas que devido à pandemia sofreu alterações, o evento será transmitido online pelo Canal do Youtube do Projeto Camaleão e na Página do Projeto no Facebook, respeitando todos os cuidados que o momento exige.

O Camaleãofest vai celebrar o Outubro Rosa, Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e servirá, também, como captador de recursos para o Projeto Camaleão. Durante a transmissão do evento será disponibilizado um QR Code que oportunizará a realização de doações que serão revertidas às atividades da ONG, assim como à manutenção e melhorias da Casa Camaleão – sede do Projeto Camaleão.

O evento trará uma série de shows, oficinas ligadas às atividades oferecidas pela instituição e entrevistas com os profissionais de saúde Daniela Rosa, oncologista, Mario Schorr, mastologista, Aline Kirjner, nutricionista, e com o psicólogo Leon Golendziner, um dos fundadores do Projeto Camaleão. Os profissionais abordarão formas de prevenção e sobre o tratamento do câncer de mama, principalmente.

“Estamos felizes em ter a oportunidade, mesmo em meio a um momento adverso, de realizar um evento pensado com bastante carinho e dedicação. Nosso objetivo é levar muita informação, conscientização e música, para que a sociedade participe e se engaje na causa do câncer e na importância da conscientização sobre o câncer de mama”, declara Flávia Maoli, Presidente da ONG Projeto Camaleão.

Com intensa e diversificada programação, o Camaleãofest acontece das 16h às 20h30, no dia 3 de outubro, e contará com apresentação da cantora Valéria Barcellos, artista bastante conhecida dos palcos porto-alegrenses e referência com seus shows recheados de bom humor, raciocínio rápido e uma impressionante potência vocal e performance. A artista, inclusive, declarou em 2019 que estava com câncer do tipo Sarcoma de Kaposi, sendo homenageada em dois grandes shows – #VALente Contra o Câncer (um no Teatro Renascença, com lotação esgotada e outro no Opinião), com a participação de grandes nomes da música gaúcha, cuja renda foi totalmente revertida para o tratamento e auxílio de outras pessoas que também estão passando pelo tratamento do câncer.

“Fazer parte da programação do Camaleãofest, além de ser uma alegria, é uma honra. Poder levar a minha música para ajudar uma causa tão legítima que beneficia as pessoas que já enfrentaram ou que estão enfrentando um câncer, assim como eu, é espetacular. Com certeza, será um grande show”, cita Valéria Barcellos.

Além da cantora, o Camaleãofest trará o protagonismo feminino de forma muito forte, com bandas instrumentais formadas por mulheres. Entre elas está a banda As Aventuras, conjunto instrumental formado por 5 mulheres. Aline Araújo (teclas), Carol Souza (bateria), Gabi Menoncin (guitarra), Gabriela Lery (baixo) e Nati Schmitz (guitarra) buscam sonoridades características dos anos 50 a 70, influenciadas pelo gênero da surf music, e, ao mesmo tempo, rearranjando o estilo para uma estética contemporânea, inserindo elementos do prog, da música popular brasileira e do jazz nas suas composições. Em novembro de 2019, a banda lançou seu primeiro disco, Mulher-Panther, fruto de um financiamento coletivo.

Outra atração do evento é a Mari Kerber Trio, que teve início em meados de 2019, com a proposta de trazer releituras de temas de blues, jazz e músicas autorais, além de explorar a sonoridade dos gêneros em canções e arranjos instrumentais. Sua primeira aparição foi no projeto Sofar Sounds, que conta com artistas da música independente do mundo inteiro. Nos teclados, Mari Kerber, integrante da nova geração de mulheres instrumentistas improvisadoras, estará ao lado de Julia Pezzi, no contrabaixo, e de Rhuan de Moura, na bateria. O Camaleãofest trará ainda em seu line up, a Thayan Martins Quinteto, que versa o intercâmbio musical, navegando instrumentalmente pelos diversos ritmos da cultura popular brasileira, como o choro, samba e coco de roda.

A apresentação se dá como um baile dançante, diversificado, inusitado e com uma liberdade para revisitar obras que são consagradas dentro da linguagem instrumental, trazendo, também, o protagonismo da mulher como instrumentista, arranjadora e intérprete.

Além da programação musical, durante o evento, os internautas terão acesso a oficinas com algumas das principais atividades realizadas pelo Projeto Camaleão. Durante as oficinas, será possível realizar uma aula de Yoga com a instrutora Raquel Lupion, conferir dicas de automaquiagem com a maquiadora Thayna Brasil, aprender sobre amarração de lenços com a paciente e influenciadora digital Thay Barros e assistir uma aula de culinária com a nutricionista Fernanda Bortolon.

O Camaleãofest é apresentado pelo Ministério do Turismo e conta com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Panvel, Rissul e Banco Digimais e com a realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal Pátria Amada Brasil.

Programação Camaleãofest

16h – Abertura do evento

16h10 – Aula de yoga com Raquel Lupion

16h40 – Entrevista com o mastologista Dr. Mario Schorr

16h50 – Oficina de Automaquiagem com Thayna Brasil

17h10 – Entrevista oncologista Dra. Daniela Rosa

17h20 – Oficina de culinária com a nutricionista Fernanda Bortolon

17h40 – Entrevista com a nutricionista Dra. Aline Kirjner

17h50- Oficina de amarração de lenço com a paciente e influenciadora digital Thay Barros

18h – Entrevista com o psicólogo Leon Golendziner

18h10 – Show: Thayan Quinteto

18h45 – Show: Mari Kerb Trio

19h20 – Show: As Aventuras

20h – Show: Valeria Barcellos

20h30 – Encerramento do evento.