Bovinos apreendidos em operação da Polícia Civil são abatidos e carne é doada

Durante a operação em Santa Vitória do Palmar, os policiais apreenderam 21 bovinos.

Fiscais da Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) acompanharam o abate sanitário de 15 bovinos em Pelotas.

Eles foram apreendidos em uma ação realizada pela Polícia Civil no último dia 10 na localidade de Espinilho, em Santa Vitória do Palmar.

Segundo a Seapdr, na próxima semana, a carne será doada a entidades beneficentes do município onde foi feita a apreensão dos animais.

Durante a operação em Santa Vitória do Palmar, os policiais apreenderam 21 bovinos sem procedência em uma propriedade que também não tinha cadastro na inspetoria local.

Seis animais tiveram seus verdadeiros proprietários identificados e foram restituídos. Os 15 animais restantes foram abatidos.

“A carne é apta para consumo humano. As carnes tiveram que ser desossadas, em função de não termos o conhecimento da origem dos animais e o osso representar risco à febre aftosa”, explica Francisco Nunes, chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias e coordenador do Programa Sentinela na Seapdr.