OSPA Live apresenta repertório de tango argentino

Pela primeira vez, projeto online da orquestra amplia o número de músicos, com base nos protocolos de segurança contra o coronavírus, e destaca dois grandes compositores argentinos; o concerto tem regência de Evandro Matté e solo do violinista Emerson Kretschmer.

Na 20ª edição do OSPA Live, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) condensa o aprendizado de meses de espetáculos online, a partir das medidas de segurança contra a Covid-19, e prepara sua primeira apresentação com uma orquestra de câmara desde o início da pandemia. Para celebrar o sucesso do projeto online, a sinfônica apresenta Concerto em Tempo de Tango, um espetáculo que homenageia dois renomados nomes da música argentina e que celebra os 74 anos do Sesc.

No próximo sábado (12), às 17h, os instrumentistas da OSPA interpretam Concierto en Tiempo de Tango, Op.21, de Eduardo Alonso-Crespo (1956-), e Estaciones Porteñas e Oblivion, ambas de Astor Piazzolla (1921-1992). O concerto tem regência e direção artística do maestro Evandro Matté; o solo fica a cargo do violinista Emerson Kretschmer. A apresentação é transmitida ao vivo, pelo canal do YouTube da orquestra, diretamente da Casa da OSPA.

Sobre o Repertório

O argentino Eduardo Alonso-Crespo cristaliza a relação entre o tango e a música de câmara, especialmente o barroco. Sua renomada obra, Concierto en Tiempo de Tango, teve origem em 2004 e foi estreada pela Pittsburgh Symphony Orchestra. Composta de forma segregada entre 1964 e 1970, Estaciones Porteñas projeta a cidade de Buenos Aires – onde o compositor viveu em maior parte da vida – nas quatro estações do ano. A composição reúne as referências musicais de Piazzolla absorvidas em sua trajetória, ligando a música de concerto ao tango e ao jazz. Oblivion, por sua vez, é um dos tangos mais populares do compositor, tendo sido amplamente conhecido como uma das trilhas sonoras do filme Henrique IV. A peça carrega elementos melancólicos, com temas poucos contrastantes, que recordam as obras de Antonio Carlos Jobim.

Sobre o OSPA Live

Projeto online da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e convidados realizam recitais, em grupos de câmara, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a OSPA

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Fraport Brasil. Os apoiadores da Temporada Artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

OSPA LIVE

Concerto em Tempo de Tango – 74 anos Sesc
Quando: 12 de setembro de 2020, às 17h
Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA
Acesso em bit.ly/ospalive20

Programa

Eduardo Alonso-Crespo (1956-)
Concierto en Tiempo de Tango, Op.21

Astor Piazzolla (1921-1992)
Estaciones Porteñas*

I.Otoño Porteño
II. Verano Porteño
III. Primavera Porteña
IV. Invierno Porteño

Astor Piazzolla (1921-1992)
Oblivion (Revisitado)*

(*) Arranjos de Arthur Barbosa

Apresentação

Músicos da OSPA
Evandro Matté (maestro e diretor artístico)
Emerson Kretschmer (solo – violino)