Voluntários recebem segunda dose de vacina contra Covid-19 em Porto Alegre

De acordo com o cronograma, a previsão de término da aplicação da vacina é outubro.

Voluntários de Porto Alegre começaram a receber a segunda dose da vacina chinesa contra o coronavírus, chamada de CoronaVac.

Passados os 14 dias do recebimento da dose inicial da vacina da farmacêutica Sinovac, os voluntários tiveram de retornarem ao Hospital São Lucas da PUCRS para a segunda aplicação do possível imunizante.

Com a conclusão desta etapa, eles passam ser acompanhados pela equipe da pesquisa por meio do diário do paciente.

Luciano Marini, que atua como médico intensivista na UTI do Hospital São Lucas, foi o primeiro profissional de saúde a receber a vacina. Nesta segunda etapa, ele foi recebido pela equipe responsável pelo estudo. Além de realizar novamente algumas coletas, como o teste rápido de Covid-19 e swab, nesta etapa ele recebeu um segundo diário para a marcação dos registros.

“Desde então eu passei muito bem, seguindo o trabalho normalmente e sem sintomas ou reações inesperadas.”, afirma.

A técnica de enfermagem da Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Fabiana Silva de Souza, também recebeu a segunda dosagem nesta segunda-feira (24), em um processo que demorou aproximadamente uma hora.

“Vejo de uma forma positiva não ter tido sintomas, pois isso mostra a segurança da vacina. Que o resultado saia o quanto antes e a gente tenha boas notícias”, pondera.

De acordo com o cronograma, a previsão de término da aplicação da vacina é outubro. Cerca de 852 voluntários foram escolhidos para participarem dos testes em Porto Alegre.