Voluntários recebem primeiras doses da vacina contra coronavírus em Porto Alegre

Profissionais da saúde receberam doses da vacina no Hospital São Lucas da PUCRS.

O Hospital São Lucas da PUCRS iniciou, neste sábado (8), a aplicação da vacina contra o novo coronavírus em Porto Alegre.

Dez voluntários, que são profissionais de saúde, de um total de 852 pessoas, receberam as primeiras doses da vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Os profissionais da saúde estão atuando no combate à Covid-19 e são ligados aos hospitais Vila Nova, Ernesto Dornelles, Conceição e Clínicas de Porto Alegre.

Um grupo de cerca de 20 de profissionais do hospital São Lucas, formado por farmacêuticos, enfermeiros, biólogos e médicos infectologistas será o responsável por conduzir, com suporte operacional e administrativo, o estudo no Centro de Pesquisa Clínica do hospital.

Ao longo dos próximos dois meses, eles receberão os voluntários selecionados de diversas instituições hospitalares da região metropolitana para um processo que envolve entrevista técnica, checagem de requisitos, orientações gerais e, por fim, a aplicação da vacina, que será feita duas vezes em 14 dias. O acompanhamento dos 852 voluntários escolhidos, no entanto, se estenderá até o fim de 2021.