Vacina contra coronavírus que será testada no Brasil chega a Porto Alegre

Testes da CoronaVac serão feitos em 850 voluntários na capital gaúcha.

Doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida na China e que será testada no Brasil já estão no Hospital São Lucas da PUCRS em Porto Alegre. A equipe da instituição, responsável pelo estudo na Capital, teve acesso ao primeiro lote da Coronavac na tarde desta segunda-feira (3).

Segundo o hospital, mais de 5 mil interessados no estudo realizaram inscrição para receberem a vacina. A lista com os primeiros profissionais da saúde que serão envolvidos no processo deve ser consolidada nos próximos dias, para que os testes possam ser iniciados na próxima semana. A vacinação deve se estender até o mês de outubro.

As inscrições continuam abertas para voluntários que desejam participar da terceira fase do estudo de criação da vacina (clique aqui). Todas as pessoas confirmadas para participar do procedimento receberão contato do hospital para agendamento, checagem dos critérios e orientações gerais.

Serão selecionados 850 profissionais da área da saúde. Eles serão divididos em grupos e, após receberem as injeções, serão monitorados continuamente para a documentação dos resultados. Sem saber de qual tipo, cada pessoa deverá receber duas doses da vacina ou do placebo, em um intervalo de cerca de duas semanas.