Trio é preso em operação contra roubos a farmácias em Porto Alegre

Quadrilha suspeita de cometer assaltos a farmácias é investigada pela Polícia Civil.

Uma operação para combater roubos a farmácias em Porto Alegre foi realizada na manhã desta quarta-feira (12). A Polícia Civil cumpriu 12 ordens judiciais na Capital e Região Metropolitana. Três homens suspeitos de integrarem uma quadrilha foram presos.

A Operação Panaceia teve como alvos suspeitos de participarem de um assalto à farmácia. Em 30 de maio, cinco criminosos participaram do crime. Três bandidos armados entraram em uma drogaria e roubaram R$ 14 mil, além de pertences de funcionário e clientes.

Durante o assalto, quem estava na farmácia foi rendido pelos bandidos. Clientes e funcionários foram revistados e obrigados a deitar no chão de uma sala separada. Segundo o relato das vítimas, dois dos suspeitos roubavam produtos da drogaria enquanto um terceiro criminoso vigiava os reféns.

O homem apontado como líder do grupo era violento e, constantemente, ameaçava atirar, apontado a arma para a cabeça das pessoas reféns, além de xingá-las. O roubo teria durado cerca de 20 minutos e chamou a atenção da polícia, pelo relato das vítimas e pela organização da ação. A investigação analisou imagens de câmeras de videomonitoramento.

Com os presos nesta quarta, foram apreendidos produtos que foram roubados da farmácia, uma quanta em dinheiro e drogas. Um dos endereços em que os agentes cumpriram ordens judiciais fica no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão.

Roubos a farmácia em Porto Alegre

Desde o final do ano de 2019, em um trabalho conjunto com a Brigada Militar, a Polícia Civil vem monitorando roubos a farmácias. Desde o início de 2020, 18 suspeitos já foram identificados e presos. A atuação conjunta prevê, ainda, uma comunicação entre as instituições e os estabelecimentos comerciais, por meio de grupos de WhatsApp.