Três hospitais de Porto Alegre não têm mais leitos de UTI disponíveis

Hospitais, que recebem pacientes com sintomas da Covid-19, não têm mais vagas.

O número de pacientes com Covid-19 ocupando leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Porto Alegre bateu recorde nesta quinta-feira (13). São 371 pessoas com confirmação ou suspeita de contaminação pelo novo coronavírus recebendo atendimento de alta complexidade.

O percentual de ocupação segue elevado. 92,37% das vagas operacionais no momento estão em uso. Nesta semana, os recordes estão sendo quebrados diariamente e há três hospitais sem vagas disponíveis.

Entre os hospitais referência no tratamento da Covid-19, o Hospital Moinhos de Vento, o Hospital Vila Nova e o Hospital da Restinga registram 100% da capacidade ocupada. No Moinhos de Vento, os 67 leitos de UTI estão ocupados, sendo que 39 pacientes estão com Covid-19.

Na causa de saúde da Vila Nova, todos os 20 leitos de UTI estão ocupados, sendo que seis pacientes são casos confirmados ou suspeitos da doença viral. No Hospital da Restinga, os 18 leitos operacionais de UTI estão preenchidos e dez estão relacionados ao vírus.

Na noite desta quinta-feira, dos 828 leitos de UTI em operação na Capital, 738 estavam ocupados, sendo que 371 (50,27%) são por pacientes confirmados (342) ou suspeitos (29) da Covid-19. Em 13 de julho, eram 225 internações em leitos de UTI de Porto Alegre por coronavírus.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, há, ainda, 13 pacientes baixados em emergências e com suspeita de Covid-19 aguardando vagas em UTIs. Por outros motivos, 25 pacientes esperam por leito de UTI em Porto Alegre.

Registram ocupação acima de 90%, também, os hospitais Conceição (96%), Cristo Redentor (97,44%) e Instituto de Cardiologia (95%). O Hospital Independência, na zona Norte da Capital, não recebe pacientes com o novo coronavírus, mas, mesmo assim, tem 100% dos leitos de UTI ocupados.