SES confirma que surtos de Covid-19 estão controlados em dois hospitais no RS

Segundo a SES, as duas instituições elaboraram seus planos de contingência ainda em março.

As ações tomadas pela SES (Secretaria Estadual da Saúde) para conter surtos de Covid-19 em dois hospitais no Estado foram tema de audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (26).

Os surtos foram registrados no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, e no Hospital Colônia Itapuã, localizado em Viamão.

Em reunião virtual, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, apresentou os planos de contingência instituídos a fim de frear a transmissão do vírus entre profissionais, pacientes e residentes. “Neste momento, os surtos estão absolutamente controlados”, informou Arita.

Segundo a SES, as duas instituições elaboraram seus planos de contingência ainda em março, quando começaram a surgir os primeiros casos de coronavírus no Rio Grande do Sul.

“Os pacientes do Itapuã e do São Pedro são pessoas com alto nível de risco para complicações da Covid-19. Além disso, os profissionais de saúde que trabalham nesses locais, assim como acontece nos residenciais de idosos, geralmente circulam em mais de um ambiente de risco, aumentando a possibilidade de transmissão”, informou a secretária.

De acordo com o governo do Estado, todas as medidas necessárias foram tomadas para que se evitassem novos contágios. “Entre as principais ações, foram destacadas a diminuição da circulação de pessoas, vigilância nos pontos de entrada, distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), condutas de isolamento, capacitação continuada das equipes, testagem, monitoramento e higienização dos espaços”, diz a nota do governo.

Até o momento, foram distribuídos mais de 7 mil EPIs ao Hospital Colônia Itapuã. “Entre máscaras cirúrgicas, máscaras N95, luvas, frascos de álcool gel 70%, touca, avental e outros”, ressaltou o governo.

Já ao Hospital Psiquiátrico São Pedro, o número de EPIs distribuídas desde o início da pandemia foi de 121 mil.