RS registra menor número de mortes no trânsito até junho em 14 anos

Detran/RS atribui a queda histórica à menor circulação de pessoas e veículos nas ruas devido à pandemia.

O Rio Grande do Sul registrou, de janeiro a junho, o menor número de mortes no trânsito em 14 anos. Desde 2007, o Detran/RS (Departamento Estadual de Trânsito) adotou a atual metodologia de acompanhamento dos feridos até 30 dias depois do acidente. O órgão atribui a queda à menor circulação de pessoas e veículos nas ruas em função da pandemia.

Foram 696 mortes em acidentes de trânsito no primeiro semestre de 2020, número 14% menor do que o verificado nos primeiros seis meses de 2019. A redução semestral é a maior desde 2016, quando as mortes haviam caído 15% em relação ao mesmo semestre do ano anterior. O balanço da acidentalidade 2020 foi divulgado na quinta-feira (13).

Na comparação com o primeiro semestre de 2019, verificou-se redução da acidentalidade entre todos os tipos de usuários (motoristas, pedestres, ciclistas, etc), exceto entre os motociclistas. Apesar da pandemia, o número de condutores de moto mortos no semestre foi exatamente o mesmo do ano passado. 200 motociclistas perderam sua vida em cada um dos dois períodos.

Segundo o diretor-geral do Detran/RS, Enio Bacci, muitos motociclistas são profissionais que seguiram trabalhando durante o período de isolamento social devido ao aumento da demanda por entregas. Para Bacci, os condutores de moto estão mais expostos, não somente ao vírus, mas também às ocorrências de trânsito. “Como nos mostram as estatísticas”, justificou.

Acidentes

Alguns municípios gaúchos destacam-se na redução da acidentalidade. Analisando-se os que registraram mais de 20 mortes na soma dos primeiros semestres de 2019 e 2020, Caxias do Sul, Pelotas e Gravataí tiveram as maiores reduções. As taxas são de 68%, 61% e 50%, respectivamente. Os números representam 58 vidas preservadas no semestre somente nessas três cidades.

O registro de acidentes com morte também teve uma queda histórica, conforme o Detran/RS. Foram 638 acidentes que resultaram em uma ou mais mortes no semestre. O número é o mais baixo da série histórica e 14% menor do que no mesmo período de 2019, quando foram registrados 740 acidentes com mortes nas ruas e rodovias gaúchas.