Rede Marista faz campanha para arrecadar chips de celular para unidades sociais

Objetivo é dar acesso à internet para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Instituição também está recebendo doações de celulares em bom estado.

A Rede Marista está em campanha para arrecadação de chips de celular para estudantes dos Colégios Sociais Maristas em situação de vulnerabilidade social. A meta é comprar 410 chips de celular para permitir o acesso desses alunos à internet.

Foi realizado um mapeamento para verificar como os estudantes estavam acompanhando as aulas online. Constatou-se que 20% dos alunos das unidades sociais estavam com dificuldade de conexão à rede, totalizando 410 adolescentes, jovens e adultos. O mapeamento foi realizado nas unidades Colégio Marista Ir. Jaime Biazus (Rubem Berta, Porto Alegre), Escola Marista Santa Marta (em Santa Maria, RS) e nas duas unidades com Educação de Jovens e Adultos (EJA): Maristas São Marcelino Champagnat (Novo Hamburgo, RS, junto ao Colégio Marista Pio XII) e Vettorello (junto ao Colégio Marista Assunção, em Porto Alegre).

Aqueles que quiserem contribuir podem fazer doações em dinheiro na conta do projeto Ação Comunidades, da Rede Marista. Cada chip com internet custa, em média, R$ 40. Todo o valor arrecadado será revertido para esse fim.

Solidariedade em rede

Nesta quinta-feira (20), estudantes do grupo de Voluntariado do Colégio Marista Rosário farão uma espécie de call center para arrecadar doações para a compra de chips de celular para esses colegas de Rede Marista. A meta deles é arrecadar o valor para a compra de 200 chips. Eles se reunirão às 19h, em uma sala virtual, e farão ligações para professores e pessoas conhecidas se identificando e pedindo a contribuição.

Doação de celulares

Além das doações em dinheiro, a Rede Marista está arrecadando celulares em bom estado para doação aos estudantes.

Iago Araujo é um dos estudantes do Colégio Marista Ir. Jaime Biazus que dependem de ajuda para conseguir estudar. Ele tem celular pré-pago, mas precisa que a tia ou avó façam a recarga – o que nem sempre é possível. O número de jovens dessa unidade que não têm internet ou até mesmo um aparelho telefônico próprio chega a 200, em um total de 330 estudantes.

Computadores da PUCRS

Recentemente, o Colégio Marista Irmão Jaime Biazus recebeu a doação de 90 computadores da PUCRS (foto em anexo). Os equipamentos estão sendo emprestados para os estudantes que não possuem acesso a aparelhos celulares. Os estudantes recebem um kit contendo mouse, teclado, monitor, desktop e cabo de rede de internet. Na foto em anexo, o estudante Nicolas Fagundes dos Santos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Ir. Jaime Biazus, recebe o computador.

Como ajudar

Doações em dinheiro:

Sociedade Meridional de Educação (Some)
CNPJ: 92.023.159/0001-40
Banrisul
Agência: 0847
Conta: 06.855608.0 – 2
*O valor doado não pode ser abatido do Imposto de Renda (IR). Todos os que fizerem doações em dinheiro e quiserem o recibo podem solicitar pelo e-mail [email protected].

Entrega de celulares:

Aqueles que tiverem aparelhos de celular antigos (mas em condições de uso e com carregador em bom estado) para doação podem deixar na Sede da Rede Marista em Porto Alegre: Rua Irmão José Otão, 11 – Bom Fim. O horário de funcionamento é das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Mais informações: (51) 3314 0300.

Unidades sociais

A atuação das Unidades Sociais da Rede Marista é dedicada especialmente a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Por meio de uma pedagogia baseada em afeto e solidariedade, proporciona-se novas oportunidades e perspectivas de futuro, transformando a vida de todos os que passam pelos espaços. São cerca de 6 mil atendimentos gratuitos diariamente.