Programa auxilia no combate ao tabagismo

As atividades são gratuitas e abertas à comunidade

Para auxiliar na combate ao tabagismo, que coloca o indivíduo no grupo de risco do Covid-19, a Unimed Porto Alegre, por meio do Programa Viver Bem, está com inscrições abertas para o Grupo Viver Bem Sem Cigarro. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Atualmente, existem cerca de 1,3 bilhão de fumantes no mundo, sendo que nos últimos 10 anos estima-se que 100 milhões foram a óbito por causa do hábito, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Estudo

No Brasil, um estudo promovido pela Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas, apontou que 34,3% dos entrevistados que se declararam fumantes passaram a consumir mais cigarros por dia durante a pandemia: 22,8% aumentaram em dez; 6,4% em até cinco; e 5,1% em 20 ou mais cigarros. Além de revelar que as mulheres são as que mais consomem (29,1% contra 17,3% dos homens), foram apontados ainda como motivos a falta de perspectiva, as incertezas e o estresse gerados pela pandemia.

O Grupo Viver Bem Sem Cigarro, do Programa Viver Bem da Unimed Porto Alegre, realiza encontros com profissionais de saúde especializados e oferece informações sobre o risco do vício, benefícios de parar de fumar, orientações para lidar com a abstinência e a dependência, e apoio no processo de cessação e de hábitos de vida mais saudáveis.

Serão realizados sete encontros, todas às segundas e quartas, com início no dia 10 de agosto, das 17h às 18h15. Devido à pandemia, os momentos serão realizados por meio de ambiente virtual.

Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de agosto, pelo telefone pelo site unimedpoa.com.br/blogviverbem.