Prefeitura de Rio Grande cria comitê para investigar mortes por coronavírus

O município apresenta uma da maiores médias móveis no aumento de óbitos por Covid-19 na região Sul do Estado.

A Prefeitura de Rio Grande criou um comitê para investigar as mortes por coronavírus. O município apresenta uma da maiores médias móveis no aumento de óbitos por Covid-19 na região sul do estado. A cidade contabiliza 65 óbitos e 1.268 casos, conforme dados da SES (Secretaria Estadual da Saúde).

Conforme a Prefeitura, será feito um estudo de como ocorreu o surto do vírus Sars-Cov-2 na cidade. “O Comitê de Investigação de Óbitos Covid tem por objetivo promover o estudo epidemiológico das possíveis causas e circunstâncias que levaram a letalidade de pacientes em relação a pandemia de Covid -19”, afirmou Maicon Lemos, secretário de saúde do município.

O decreto que prevê que, a partir dos dados colhidos pela investigação, as equipes de saúde possam estar mais preparadas para o atendimento aos pacientes pelo vírus. Com isso, busca-se melhor manejo, evitando novas mortes.

O comitê será presidido pela gerência da Vigilância Epidemiológica e constituído por representações municipais. Entre elas, 4 representantes da secretaria da Saúde, 2 representantes do Hospital Universitário da FURG/HU-FURG (Ebserh) e 2 representantes da Santa Casa de Rio Grande.