OSPA Live realiza edição dedicada ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Solenidade de início da programação acontece no próximo sábado (15), às 17h, na 16ª edição do projeto online da orquestra, que conta com obras de Mozart, Schubert e Jolivet.

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA) alia história com a melodia de seus 70 anos de trajetória em edição dedicada à programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Na segunda edição do evento, que neste ano celebra “Narrativas abrangentes: memórias e identidades”, músicos da orquestra e convidados preparam um repertório especial para levar de forma segura ao público o patrimônio imaterial da OSPA, de forma online, em meio à pandemia do novo coronavírus.

A 16ª edição do OSPA Live reúne um repertório que atravessa os períodos Clássico, Romântico e Contemporâneo, com três grupos de câmara. O projeto inicia com o duo formado por Artur Elias (flauta) e Liliana Michelsen (piano), que revisita Introdução e Variações sobre “Trockne Blumen” D.802, de Franz Schubert (1797-1828). A obra de estilo Romântico, considerada rara pela presença da flauta, se caracteriza pelo tema melancólico, com uma conclusão triunfal. A canção pertence ao ciclo A Bela Moleira, do mesmo autor, e é baseada em poemas de Wilhelm Müller.

O quarteto composto por Henrique Amado (flauta), Bruno Esperon (violino), Leonardo Bock (viola) e Philip Gastal Mayer (violoncelo) sobe ao palco com Quarteto para flauta em Ré Maior, K 285, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Primeiro de três quartetos elaborados para o flautista amador Ferdinand de Jean, a composição transita de uma melodia alegre para um assombro romântico, chegando a um desfecho astuto, com conjuntos de eco.

Por fim, Henrique Amado (flauta) junta-se a Ange Bazzani (fagote) e a Eduardo Knob (piano) para o desfecho do programa. O trio interpreta Pastorales de Noël para flauta, fagote e piano, de André Jolivet (1905-1974).
Inspirada no Natal, cada um dos movimentos da peça descreve um fragmento da narrativa cristã. A obra, de caráter contido, também abre margem para uma interpretação simbólica, devido à inserção histórica do compositor na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando a França estava sob ocupação.

A apresentação é transmitida ao vivo, pelo canal do YouTube da orquestra, diretamente da Casa da OSPA. A direção artística é do maestro Evandro Matté.

Sobre o OSPA Live

Projeto online da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e convidados realizam recitais, em grupos de câmara, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Porto Alegre Airport. O apoiador da Temporada Artística é a Sulgás. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Promovido pela Sedac, por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), o Dia Estadual do Patrimônio Cultural busca celebrar os bens materiais e imateriais que compõem a formação da sociedade gaúcha ao longo dos anos. Instituída em 25 de abril de 2019, por meio do Decreto 54.608, a cerimônia chega à sua segunda edição em 2020. Marcada por uma extensa programação online, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, neste ano as celebrações abrangem mais de 50 municípios e 144 instituições de todo o Rio Grande do Sul e têm como tema “Narrativas abrangentes: memórias e identidades”.

OSPA Live Especial

Quando: 15 de agosto de 2020, às 17h
Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA

Programa

Duo: Artur Elias (flauta) e Liliana Michelsen (piano)
Franz Schubert (1797-1828)
Introdução e Variações sobre “Trockne Blumen”* D.802

Quarteto: Henrique Amado (flauta), Bruno Esperon (violino), Leonardo Bock (viola), Philip Gastal Mayer (violoncelo)
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Quarteto para flauta em Ré Maior, K 285
I. Allegro
II. Adagio
III. Rondo

Trio: Henrique Amado (flauta), Ange Bazzani (fagote) e Eduardo Knob (piano)
André Jolivet (1905-1974)
Pastorales de Noël para flauta, fagote e piano
I. L’Etoile
II. Les Mages
III. La Vierge et L’enfant
IV. Entrée et Dance des Berges