Mudanças nos pedágios da FreeWay já estão valendo

Cobrança no novo local do pedágio de Gravataí e alterações na cobrança em Santo Antônio da Patrulha já estão valendo.

As mudanças nos pedágios da FreeWay já estão valendo desde a meia-noite deste sábado (15). A principal novidade é que os usuários da BR-290 têm um novo local para o pagamento do pedágio de Gravataí.

A antiga praça de pedágio de Gravataí, no quilômetro 77, foi desativada e está com as cabines liberadas. Agora, os motoristas devem pagar tarifa no quilômetro 60, próximo ao limite com Glorinha.

Na nova praça de pedágio, são 25 cabines de atendimento. Em cada sentido, normalmente, são oito pistas de cobrança manual, uma automática e três mistas (manual e automática). A maioria das cabines pode receber usuários dos dois sentidos.

No antigo pedágio, a CCR ViaSul, concessionária que administra a FreeWay, instalou placas que sinalizam a passagem livre. No entanto, os motoristas devem atentar à velocidade máxima permitida no trecho: 40 km/h. A desmontagem da estrutura deve iniciar já na próxima semana.

Pedágio de Santo Antônio da Patrulha, no quilômetro 19 da FreeWay. Foto: CCR ViaSul/Divulgação

Desde a meia-noite, também começou a cobrança nos dois sentidos do pedágio de Santo Antônio da Patrulha, no quilômetro 19. Anteriormente, o motorista pagava a tarifa de R$ 9,20 somente no sentido Capital-Litoral. Desde este sábado, são cobrados R$ 4,60 – para carros – nos dois sentidos. O retorno do Litoral Norte, que antes era “isento”, agora também tem tarifa.

Com a ampliação da cobrança em Santo Antônio da Patrulha, a CCR ViaSul efetuou uma expansão na capacidade da praça de pedágio. Ocorreu o aumento de 16 para 25 faixas. Também há pistas de cobrança manual, automática e mista.

Mudança no pedágio de Gravataí

A mudança de local da praça de Gravataí é uma reivindicação antiga do município e uma das mais aguardadas pela comunidade local. A alteração também beneficia a população de outras cidades da Região Metropolitana, como Viamão e Alvorada. Alguns motoristas dessas cidades utilizam a ERS-118 e parte da FreeWay para acessar Porto Alegre.