Massa polar avança e próximos dias serão marcados por frio intenso no RS

Chuva e frio, com risco de geada, marcarão a semana entre 13 e 19 de agosto no RS.

A semana entre 13 e 19 de agosto deve ser marcada por frio e volumes expressivos de chuva no Rio Grande do Sul. Os dados são do boletim meteorológico semanal da Seapdr (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) divulgado nesta quinta-feira (13).

Entre esta quinta-feira (13) e sexta-feira (14), a propagação de uma frente fria manterá a chuva na maioria das regiões. Na Fronteira Oeste, na região da Campanha e no Sul do Estado, o tempo deve permanecer seco, com temperaturas mais baixas.

No sábado (15) e domingo (16), a presença de uma massa de ar frio manterá as temperaturas baixas em todo o estado.  “Ainda ocorrerão chuvas fracas e isoladas nas faixas Norte e Nordeste”, adverte o boletim.

Entre a segunda (17) e a quarta-feira (19), a presença de ar frio e seco manterá o tempo firme. As temperaturas devem ficar próximas de 0°C e há risco de formação de geada na maioria das regiões do Rio Grande do Sul.

De acordo com o relatório, os totais de chuva permanecerão inferiores a 10 mm na Campanha e na Metade-Sul. Nas demais regiões gaúchas, os valores previstos devem oscilar entre 25 e 50 mm.

No Vale do Uruguai, Planalto e na Serra do Nordeste, os totais oscilarão entre 60 e 80 mm. A chuva pode alcançar 100 mm em alguns municípios dos Campos de Cima da Serra, segundo a Seapdr.