Mais de 30 servidores testam positivo para Covid-19 em UBS de Caxias

UBS Esplanada foi fechada temporariamente pela prefeitura depois de profissionais da saúde testarem positivo para o novo coronavírus.

Um posto de saúde precisou ser fechado em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, após mais de 30 servidores testarem positivo para a Covid-19. A UBS Esplanada (Unidade Básica de Saúde) está com as atividades suspensas desde a tarde desta segunda-feira (17).

Até o momento, 33 profissionais da saúde testaram positivo para o novo coronavírus. Eles estão assintomáticos. Todos os servidores passarão por novo teste para confirmação ou descarte do diagnóstico.

De acordo com a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), a situação não é, tecnicamente, considerada um surto, pois não se enquadra nos critérios da SES (Secretaria Estadual da Saúde). Na definição da SES, surto é constatado quando duas ou mais pessoas sintomáticas são infectadas com nexo causal de 14 dias.

Enquanto a UBS Esplanada estiver fechada, quem necessitar de atendimento deve procurar as UBSs Salgado Filho, São Caetano e Rio Branco. As unidades estarão com o horário estendido até as 18h durante esta semana, conforme a prefeitura de Caxias do Sul.

No início de julho, uma outra unidade básica de Caxias do Sul foi fechada após um surto de coronavírus entre os funcionários. À época, o secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, disse que a contaminação entre os servidores da UBS Cinquentenário ocorreu no refeitório do local.

Novo coronavírus em Caxias do Sul

A cidade da Serra gaúcha tem 4182 casos positivos do novo coronavírus. Segundo o painel da prefeitura, 847 casos seguem ativos e 3260 pessoas já se recuperaram da doença. 75 óbitos por Covid-19 foram registrados no município.