Lojas Renner apresentam desafios e conquistas na crise

Debate virtual com CEO’s de grandes organizações apontou como suas empresas se tornaram ainda mais fortes

A Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) realizou a 1ª edição do CEO at Home, debate virtual, ao vivo, com CEO’s de organizações sobre como suas empresas lidam com a crise e como atuam para se tornarem ainda mais fortes.

Fabio Faccio, CEO das Lojas Renner contou que a pandemia trouxe momentos de reflexão para todos e principalmente para a manutenção da corporação. “É preciso refletir para tomar atitudes, ainda mais com a força e pressa que a pandemia se apresentou. Somos quase 600 lojas de todas as bandeiras – há também no Grupo Renner S.A, a Camicado, Youcom, Ashua e uma fintech, nosso braço financeiro do Grupo.”

Após as reflexões, a empresa agiu. De início, 100% das lojas físicas foram fechadas, antes mesmo do decreto por parte das autoridades. Novos protocolos de atuação para a adequação dos novos negócios que a pandemia exigiria da empresa foi debatido. “Recebemos sinais dos consumidores que naquele momento a compra de forma física dos nossos produtos não era prioridade”, ressaltou Fabio Faccio. Então o digital da empresa se fortaleceu.

Pilares

Quatro pilares foram eleitos como essenciais: a preservação da saúde e segurança dos colaboradores e sociedade como um todo; a preservação
do emprego e renda e da saúde financeira; oportunidades que surgiriam
durante a crise; o braço social mais atuante.

A crise chegou e afetou. Há o impacto, mas também surgem oportunidades. “Nossas vendas eram cerca de 90% proveniente de lojas físicas e agora somos muito mais digitais, vendendo muito bem”.

A intenção da empresa sempre foi avançar no sentido da digitalização e
isso de fato aconteceu, mas aconteceu de forma acelerada. “Hoje vendemos muito mais via canais digitais. O processo de nos tornarmos mais inovadores e digitais foi antecipado”, comentou o CEO. A Renner, segundo Faccio, teve ainda mais certeza durante a pandemia de que esse era um caminho a ser traçado. “Implementamos neste ano processos que seriam lá em 2021, 2022”.

Se o cliente quer e precisa de alguma ferramenta ou uma nova forma de ser atendido, a empresa precisa se adequar para dar isso a ele.

A potência da integração dos canais também tem sido frequente. Quanto
mais loja física as Lojas Renner reabrem, mais vendas online acontecem.

É uma experiência de consumo completa. “Hoje somos uma empresa
melhor do que éramos no início da crise”, finalizou Fabio. A Renner
também atuou na questão social, com doações para quem mais necessita
foram feitas, ressaltou.

CEO at Home

A próxima edição do CEO at Home será em agosto, dia 26, e vai falar
sobre os novos hábitos de consumo; com Frank Pflaumer, CMO da Nestlé, Patricia Calfat, Head do Youtube Brasil e Luciana Rodrigues, CEO da Grey.