Institutos Federais oferecem primeiro Mestrado em Viticultura e Enologia

Institutos Federais de SC e RS oferecem mestrado gratuitamente.

O Brasil terá seu primeiro curso de mestrado em Viticultura e Enologia, o que representa uma perspectiva de qualificar ainda mais o setor vitivinícola, as práticas de gestão e os processos de inovação. A proposta foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nesta semana. Será um mestrado profissional, ofertado de forma associada entre os Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS) e de Santa Catarina (IFSC), sendo gratuito para os estudantes.

O curso terá uma abordagem interdisciplinar, estruturada em duas linhas de pesquisa: Tecnologias em viticultura e enologia; e Desenvolvimento e sustentabilidade na vitivinicultura. Entre os temas transversais, estão presentes o empreendedorismo e a inovação. As atividades ocorrerão nos campi Bento Gonçalves do IFRS e Urupema do IFSC. Estão previstas 40 vagas anualmente, sendo 20 por instituição ofertante (IFRS e IFSC), mas ainda não há prazo para o início da oferta.

O objetivo é promover a qualificação de profissionais para atuar no setor vitivinícola, desenvolvendo habilidades para identificação e solução de problemas. As atividades acadêmicas oportunizarão aos mestrandos um intercâmbio de informações e experiências que farão a diferença para a evolução do setor.

Tanto o IFRS quanto o IFSC possuem tradição na formação profissional na área de viticultura e enologia, oferecendo cursos de nível médio, de graduação, especialização e, agora, mestrado. Dessa forma, o estudante pode ingressar no ensino básico e fazer o percurso de formação acadêmica até a pós-graduação.

Sobre o Campus Bento Gonçalves do IFRS

O Campus Bento Gonçalves do IFRS é proponente e responsável pela gestão do curso, por meio da Comissão Acadêmica Geral composta por representantes de cada instituição associada. Localizado na “capital brasileira da vitivinicultura”, é o pioneiro na formação e qualificação profissional na área de viticultura e enologia no País. Teve origem em 1959, como Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves. Atualmente, oferta cursos de nível médio, graduação, especialização na área, e agora ofertará também mestrado.

Seus estudantes são oriundos das regiões vinícolas gaúchas e também de diferentes estados brasileiros. Há ainda alunos de outros países que participam de experiências de mobilidade na instituição, para conhecer peculiaridades do setor no Brasil e na Serra gaúcha.

O Campus dispõe de vinícola-escola com estrutura para elaboração de vinhos, espumantes e sucos e diferentes laboratórios: enoquímica, microbiologia, biotecnologia, solos, fitossanidade, análise sensorial, fisiologia e mecanização. Conta ainda com uma Estação Experimental, localizada no distrito de Tuiuty, onde são cultivados vinhedos com variedades destinadas à elaboração de vinhos tranquilos, vinhos espumantes e sucos de uva.

No Campus, o mestrado terá apoio dos ambientes de inovação do IFRS, fomentando a aprendizagem baseada em problemas, a inovação em produtos e processos e a transferência de tecnologia.

Sobre o Campus Urupema do IFSC

No IFSC, o curso será ofertado pelo Campus Urupema, localizado na Região Serrana de Santa Catarina. Essa unidade também conta em sua infraestrutura com laboratórios de Análise Físico-química de Alimentos, Análise Sensorial, Microbiologia e Biologia Molecular, Gastronomia, Frutas e Hortaliças, Microvinificação, Informática e com a Casa de Vegetação.

Mais informações em http://www.ifrs.edu.br.