Inaugurada Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul

Unidade será utilizada como Central de Triagem vinculada à Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo e Litoral Norte

A Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul (PESS) foi inaugurada nesta sexta-feira (28). Com obras iniciadas em janeiro de 2019, é o único presídio no país entregue durante a pandemia.

A unidade oferece 600 vagas masculinas no regime fechado para a Região Metropolitana de Porto Alegre. É o segundo presídio entregue no atual governo. Junto com o de Bento Gonçalves, representam mais de mil vagas novas. Estão em fase de licitação a Cadeia Pública de Rio Grande e a reforma e ampliação da Penitenciária Estadual de Guaíba, o que aumentará a capacidade em mais de mil vagas.

Ginásio da Brigada Militar

A construção da PESS foi realizada pela empresa Verdi Sistemas Construtivos, que, em troca, recebeu do Estado o terreno do antigo Ginásio da Brigada Militar (no cruzamento da avenida Ipiranga com a rua Silva Só), em Porto Alegre, cujo valor é de R$ 44,3 milhões. Foi o terceiro presídio viabilizado por meio de permuta.

Entre as novidades, há o Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), que será o centro de triagem de presos na área do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), em Porto Alegre, reunindo todos os serviços do sistema de Justiça para terminar de vez com a questão de presos em delegacias.

A ideia é que o local tenha capacidade para atender aos flagrantes ocorridos na região metropolitana da Capital. Nele serão realizados os atos subsequentes à prisão, incluindo audiência de custódia e eventual implantação de monitoramento eletrônico. Também viabilizará a realização quase imediata de alguns atos processuais penais e, em determinados casos – como na homologação de acordos de não persecução penal –, proporcionar o início e o fim dos procedimentos.

Central de Triagem

Em um primeiro momento, devido à necessidade de criação de centrais regionais de triagem e isolamento nos estabelecimentos prisionais da Região Metropolitana, a PESS será utilizada como uma Central de Triagem (CT), vinculada à área de competência da Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo e Litoral Norte, para os presos que ingressam no sistema.

De acordo com o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, essa decisão foi negociada pelo grupo interinstitucional que envolve todas as lideranças do sistema de justiça penal do Rio Grande do Sul.

“Estamos hoje, de alguma forma, fazendo duas entregas em uma só, porque o destino nos colocou como missão enfrentar esse momento de pandemia, e o presídio de Sapucaia, diante da necessidade de criação de um centro de triagem metropolitano, passa a funcionar e operar a partir de hoje para receber todos os presos ingressantes no sistema prisional, garantindo que todos passem por protocolo rígido, e para que possamos oferecer condições sanitárias e de saúde. Temos, hoje, talvez a maior e melhor central de triagem do Brasil. Certamente, a única penitenciária nova integralmente funcionando como CT”, ressaltou o secretário.

Conforme Faccioli, junto com a operação da CT, o governo já está formulando um plano de migração para a utilização da PESS como presidio convencional, em parceria com as prefeituras.