Hospital Universitário de Canoas é contemplado com projeto solidário

Os profissionais de saúde atuantes no complexo hospitalar receberão duas salas de descompressão mais uma copa para lanches.

Para renovar as energias daqueles que estão trabalhando na linha de frente do combate à Covid-19, os Arquitetos Voluntários – Hack for Brazil COVID-19 realizam mais uma revitalização, desta vez no Hospital Universitário de Canoas.

Os profissionais de saúde atuantes no complexo hospitalar receberão duas salas de descompressão mais uma copa para lanches, totalmente projetadas pelo time de profissionais de arquitetura. De acordo com a arquiteta e representante do grupo, Daniela Giffoni, o projeto da reforma foi aprovado pela diretoria do hospital. A entrega está marcada para essa quarta-feira (12).

“Nosso objetivo é entregar essas novas áreas de descompressão que servirá para o relaxamento e descanso. A nossa meta também é que outros hospitais e postos de saúde recebem estes espaços, que são necessários para o bem-estar dos profissionais da saúde nesse momento delicado”, ressalta a arquiteta Daniela.

Projeto

Para este projeto, a equipe é composta pelas arquitetas Cecília Pozza, Andrea Pereira, Camila Chalon e Cíntia Martin, sob coordenação de Daniela Giffoni.

Uma das salas de descompressão ficará localizada no 9ª andar, onde há atendimento ao Covid-19 nesse período. Já a outra sala ficará no 10º andar, que existe a possibilidade de ser aberta ao Covid-19, caso a do andar abaixo chegue à lotação máxima.

Para Cíntia Martin, esta é a primeira vez que ela atua em um projeto voluntário como arquiteta. “Em outras oportunidades pude ajudar pessoas e sempre gostei de estar envolvida nesse tipo de atividade. Estou gostando muito de contribuir com meu conhecimento profissional. O fato de ser a única canoense do grupo me motivou ainda mais. Daqui para frente, com certeza participarei de outras iniciativas”, destaca a arquiteta.

Contudo, por mais que empresas de mobiliário, eletrodomésticos e revestimentos dos mais diversos já tenham aderido à causa com doações, o grupo ainda enfrenta dificuldades para buscar novos apoiadores para replicar o modelo em outros hospitais. Por isso, uma Vakinha Online foi criada para arrecadar recursos a serem revertidos em produtos e materiais necessários. As doações podem ser feitas no site http://vaka.me/960758.

Esse movimento surgiu com a iniciativa da Grow, aceleradora de startups, que está puxando um Hackathon para o enfrentamento ao Covid-19.