Grêmio faz 2 a 0 no Caxias no jogo de ida da final do Gauchão

Caxias e Grêmio se enfrentaram na noite desta quarta-feira (26) pela primeira partida das finais do Campeonato Gaúcho. O jogo foi no estádio Centenário, em Caxias do Sul.  Em disputa, a possibilidade de fazer história. O Tricolor podendo pela primeira vez desde 1990 vencer o regional por três vezes seguidas. E o Caxias com o sonho de repetir o feito do Guarany de Bagé e tornar-se o segundo clube do interior do Estado a ganhar a competição duas vezes.

Sem atuar há um mês e sentindo a falta de três jogadores que deixaram a equipe desde a parada da pandemia, a equipe Grená tentava igualar as ações da partida, mas encontrava dificuldades contra um Grêmio que buscava impôr seu ritmo logo no início. A coragem do Caxias foi frustrada ainda no começo do jogo. Aos 7 minutos, em belo passe de Isaque vindo da direita, Pepê entrou em diagonal na área da equipe da Serra Gaúcha e tocou rasteiro na saída do goleiro Marcelo Pitol. Grêmio 1 a 0.

Mas o Caxias não desistia. O time Grená tentava suprir a visível disparidade técnica entre as duas equipes com muita dedicação em campo.  Aos 20 minutos, veio o melhor lance da equipe no primeiro tempo. O lateral-direito Ivan recebeu na entrada da área pela direita, driblou para o meio e chutou alto de canhota no canto direito de Vanderlei. O goleiro do Grêmio fez uma bela defesa.

O controle do jogo era do Grêmio, que, além de tocar a bola com muita agilidade, impondo uma forte dinâmica à partida, marcava muito forte. Entretanto, a primeira etapa terminaria sem mais grandes oportunidades de gol. As duas equipes pareciam sentir a falta de suas referências na área.

Segundo tempo

O segundo tempo demorou a começar em função de um problema na iluminação do estádio. Começado o jogo, o Caxias não se dava por vencido. O Grêmio é que pareceu ter se acomodado de certa forma. Logo aos 3 minutos, uma má notícia para o tricolores. Pepê, um dos destaques da partida, e que já havia sentido dores no músculo posterior da coxa esquerda na primeira etapa, saiu lesionado para a entrada de Everton.

Aos 15, o lance mais agudo do Caxias no segundo tempo. Ivan cobrou uma falta do lado esquerdo de ataque e a bola entrou direto. O time Grená comemorou  mas, após o árbitro Jean Pierre Lima consultar o VAR, o gol foi anulado. O juiz alegou que no momento da cobrança um atacante do Caxias, mesmo sem tocar na bola, atrapalhou o goleiro Vanderlei e, por isso, participou do lance.

O jogo estava lá e cá. O Grêmio até acordou depois do gol anulado, mas repetia problemas de jogos anteriores. Circulava a bola com competência, mas não havia infiltração. O que não impediu que o segundo gol viesse. Aos 32 minutos, Jean Pierre cobrou escanteio, a bola atravessou a área do Caxias e sobrou para o praticamente novato Everton, que havia substituído Pepê. A bola veio a meia altura e ele chutou com a canhota de sem pulo, no ângulo esquerdo de Pitol. Um golaço.

Em função das trocas, Jean Pierre deu dez minutos de acréscimo, mas nada aconteceu. As equipes jogam a segunda partida da final domingo, na Arena do Grêmio, às 16h.