Grêmio e Corinthians empatam em 0 a 0 na Arena

O confronto teve um certo equilíbrio nos primeiros dez minutos, mas logo o Grêmio tomou o controle do meio.

O Grêmio empatou pela segunda vez consecutiva no Brasileirão. A diferença é que, dessa vez, ao contrário do último jogo contra o Ceará, em Fortaleza, o tricolor trouxe a campo seu time titular. Mesmo Jean Pierre, que era dúvida por motivos pessoais, estava presente. Mas, além de valer pontos pelo Campeonato Brasileiro, a partida teve um componente emocional. O jogo contra o Timão marcou o reencontro do Grêmio com o ídolo Luan, que agora defende o Corinthians.

O confronto teve um certo equilíbrio nos primeiros dez minutos, mas logo o Grêmio tomou o controle do meio. O Corinthians até alternava momentos de posse de bola, porém não tinha soluções ofensivas capazes de traduzir essa retenção em oportunidades de gol. Quem agia era o Tricolor, que rondava a área do Timão, dando a sensação de que o gol era questão de tempo. O Corinthians só chegou aos 20 minutos em um cruzamento da esquerda para Jô, que caiu na área e pediu pênalti. O juiz Bruno Arleu de Araujo não viu nada no lance.

Aos 24 minutos, veio a primeira chance clara de gol do jogo. Pepê, que já havia ganhado por cima da defesa corinthiana aos 6 minutos, recebe cruzamento da direita e cabeceia alto no canto direito. Cássio voou e espalmou. A superioridade gremista se mantinha. Aos 26, Pepê escapou pela esquerda e cruzou a meia altura para Geromel, que, no lugar de centroavante, se atirou e chegou a tocar na bola, mas ela foi para fora. O Corinthians não assustava. Seu lance mais perigoso veio com Luan só aos 35, em chute de longa distância, sobre o gol de Cássio.

Ainda houve tempo na primeira etapa para um chute do Grêmio com Alisson, aos 46, da entrada da área. Cássio conseguiu encaixar, mas quase aceitou. Fim do primeiro tempo. Faltou o gol gremista. Um dado curioso é que, mesmo com o melhor desempenho tricolor, o Corinthians teve mais posse da bola: 52 %.

Segundo tempo

Na etapa final, o Corinthians tentou jogar mais e até conseguiu envolver o meio campo do Grêmio por alguns minutos, mas, assim como no primeiro tempo, o Tricolor voltou ao jogo por volta dos dez minutos. Nesse momento, há um lance confuso em que o Grêmio penetra na área, Cássio é obrigado a abandonar a meta e quase sai o gol.

A partir daí, o até então apagado Jean Pierre aparece na partida. Em um contra-ataque conduzido pelo perigoso Pepê, Jean recebeu na entrada da área, cortou o defensor do Corinthians, mas chutou fraco para fácil defesa de Cássio. Depois, aos 21, recebe novamente na entrada da área e chuta rasteiro. Dessa vez, a bola desvia na zaga e vai a escanteio. Na mesma sequência, Jean Pierre recebeu na intermediária e bateu de longe. A bola explodiu no travessão de Cássio. A boa participação do meia encerrou no minuto seguinte com um bom passe para Pepê, que entrou na área e cortou para o meio, no entanto chutou alto, para fora.

Aos trinta, o lance do jogo. Diego Souza invadiu a área e caiu após carrinho de Michel. O árbitro foi ao VAR e marcou pênalti. Diego Souza na bola. Era mais um encontro entre o atacante gremista e o ídolo corinthiano Cássio. Diego foi lento para a bola, esperando uma definição do goleiro do Corinthians, que se manteve estático. Diego chutou alto, bem no canto esquerdo de Cássio, mas a bola foi para fora. Persistia o 0 a 0. Na sequência do lance, o técnico do Corinthians, Tiago Nunes, que brigou com a arbitragem o jogo inteiro, foi expulso.

Luan, após de forma apagada tentar ao longo do jogo flutuar entre as linhas gremistas, foi substituído por Éderson aos 33 minutos. Luan vem sendo cobrado por melhores atuações no Corinthians.

Por ter muitas substituições e mais o lance do VAR, o jogo teve 6 minutos de acréscimo. Houve tempo para mais um chute de Alisson na entrada da área pela esquerda. Cássio espalmou. Fim de jogo.