Governo libera atividades esportivas nas regiões com bandeiras amarela e laranja

Os organizadores deverão entregar os planos de contingência para prevenção e controle da pandemia às secretarias de Saúde dos municípios.

O governo do Rio Grande do Sul permitiu, nesta terça-feira (18), a realização de competições esportivas e treinos de atletas profissionais e amadores nos municípios localizados em regiões com bandeira amarela ou laranja.

O decreto estabelece que, para a realização das atividades, é preciso observar restrições descritas em decretos estaduais relativos à pandemia.

Nas competições esportivas em regiões com bandeira amarela e laranja, é permitida a presença de 50% de trabalhadores. “Sem participação de público, desde que haja autorização do município onde o evento ocorre”, diz a nota do governo.

Nos clubes sociais e esportivos situados em regiões de bandeira laranja, estão permitidos treinos coletivos de atletas profissionais. “E a presença de 25% dos trabalhadores, sempre sem público.”

O atendimento individualizado de atletas amadores fica restrito ao espaço mínimo de 16 metros quadrados por pessoa.

Os organizadores deverão entregar os planos de contingência para prevenção e controle da pandemia às secretarias de Saúde dos municípios onde ocorrerão as competições e treinamentos.

Segundo o governo, as prefeituras analisarão os documentos e solicitarão, se necessário, adequação às exigências técnicas.