Filhotes de puma resgatados às margens de rodovia recebem cuidados

Felinos foram encontrados às margens da BR-285, em Vacaria, e foram encaminhados à Universidade de Passo Fundo.

Os dois filhotes de puma resgatados às margens da BR-285, em Vacaria, na noite do último sábado (15), estão recebendo cuidados veterinários. Os felinos foram encaminhados ao Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo, onde estão sendo atendidos pelo Grupo de Estudos de Animais Silvestres.

A veterinária e coordenadora do grupo, Michelli de Ataide, conta que os animais chegaram ao hospital bastante estressados, mas que estão recebendo cuidados como recém-nascidos e estão bem. Eles foram identificados como um casal de filhotes de puma.

Cuidados com os pumas estão centralizados na alimentação e em evitar qualquer tipo de situação que possa estressá-los. Foto: Universidade de Passo Fundo/Divulgação

“Precisamos preservá-los devido ao estresse que foram submetidos. Posteriormente, nossos cuidados serão seguidos pelo aquecimento, higiene e, mais tarde, as vacinas”, explica Michelli. O estado de saúde dos pumas é muito bom, segundo a profissional. Ela atribui a condição ao fato de terem sido, rapidamente, conduzidos a um centro especializado.

Após serem resgatados na Serra gaúcha, os filhotes foram encaminhados pela Brigada Militar até Lagoa Vermelha, onde foram entregues a uma equipe da Polícia Rodoviária Federal. Depois, os agentes federais levaram os dois animais até a UPF, no Norte do estado. A ONG Amigos do Bicho, de Vacaria, intermediou a ação.

O Grupo de Estudos de Animais Silvestres da UPF atua com animais silvestres. O trabalho envolve atendimento clínico e cirúrgico, além da promoção de atividades que visam à ampliação da aprendizagem. Dentre as ações realizadas pelos participantes, estão programas de conscientização sobre a fauna brasileira. A estratégia é uma forma de formação de cidadãos mais conscientes sobre o cuidado com o meio ambiente.